Mais de 35 mil famílias do São José são contempladas com Cras e campo totalmente revitalizados pela prefeitura
Os moradores do bairro São José Operário, na zona Leste da capital amazonense, agora contam com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José 3 e o campo do Bahia totalmente revitalizados. Os equipamentos de assistência social e esportivo foram reinaugurados, nesta sexta-feira, 4/10, pela Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Infraestrutura (Seminf).
Para o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, as revitalizações marcam um momento importante para o desenvolvimento social e esportivo da comunidade. “Hoje é um dia memorável para o bairro São José, com a reinauguração de duas grandes obras. O Cras e o campo do Bahia, que anteriormente se encontravam em condições precárias, agora foram entregues revitalizados com uma melhor estrutura, ambiente acolhedor e digno para a população”, afirmou.
Atendendo as Orientações Técnicas do Cras, a unidade, gerenciada pela Semasc, passou por um processo total de reforma, tanto internamente quanto externamente, com a reorganização dos espaços pela substituição de divisórias. Além disso, houve a troca de pisos e revestimentos cerâmicos em banheiros, salas e áreas externas, bem como a substituição de louças sanitárias, acessórios e metais. Também foi efetuada a revisão geral das instalações elétricas, hidráulicas e de rede, seguida da pintura completa do imóvel.
Segundo a titular da Semasc, Dermi Rayol, a entrega reforça o compromisso da pasta. “A revitalização desta décima sexta unidade do Cras demonstra o comprometimento da prefeitura com as mais de 35 mil famílias referenciadas neste equipamento e com os servidores que trabalham diariamente para garantir um atendimento digno à população. A assistência social não para, ainda há muito a ser feito e por isso trabalhamos incansavelmente para que possamos garantir qualidade de vida a quem mais precisa”, destacou.
A reforma é oriunda das emendas parlamentares do então deputado federal Marcelo Ramos, no valor aproximado de R$ 5 milhões. Além deste, outros 15 Cras foram revitalizados nos bairros Jorge Teixeira, Alfredo Nascimento, Crespo, Betânia, Cachoeirinha, Colônia Antônio Aleixo, Alvorada 1, Alvorada 3, São José 4, Japiim, Nossa Senhora da Conceição, Colônia Terra Nova, Redenção, Compensa 1 e Compensa 2.
Dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), localizados na zona Leste e Sul, também passaram pelo processo de revitalização.
Campo do Bahia
O campo do Bahia, localizado na rua Rio Dimitri, recebeu uma revitalização completa de sua área, que abrange cinco mil metros quadrados, por meio da Seminf. O secretário de Obras, Heliatan Botelho, explicou os serviços realizados no campo e destacou outras obras em andamento por Manaus.
“Esse é o vigésimo espaço esportivo que estamos entregando. Uma obra que revitalizou por completo este campo, que há mais de 20 anos não recebia melhorias. Agora, temos um campo com sistema de drenagem, quadra poliesportiva, academia e área de convivência ao ar livre. Nas próximas semanas, entregaremos um viaduto, além de mais três complexos esportivos em fase de conclusão. Muita coisa está acontecendo por Manaus, a Seminf está a todo vapor”, afirma o secretário.
As obras no campo, que ocupam mais de três mil metros quadrados, incluíram a ampliação e pintura do gradil, a construção de arquibancadas cobertas nos fundos e laterais, além da reforma e ampliação dos banheiros e da área administrativa. Também foi implantada uma academia ao ar livre e criada uma área de convivência para os moradores.
Para o presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Aurilex Moreira, o investimento na recuperação de espaços esportivos tem a capacidade de revelar jovens vocacionados ao esporte. “Eu sempre digo que esporte é saúde, disciplina, e por intermédio desses espaços esportivos recuperados, é possível revelar novos talentos. Quando um talento é descoberto, influencia positivamente toda a comunidade. Então, não se trata apenas de uma reforma, mas, também, de um enorme incentivo a população”, pontuou.
Além disso, a quadra poliesportiva de aproximadamente 493,8 metros quadrados foi reformada, recebendo cobertura metálica, novas arquibancadas e a reconstrução das calçadas no entorno, proporcionando maior acessibilidade e conforto.
Com essa entrega, a Prefeitura de Manaus alcança a marca de 20 complexos esportivos revitalizados e entregues em diferentes bairros da cidade, nos últimos três anos de gestão.