Prefeitura acelera obras na segunda etapa do Gigantes da Floresta e prepara inauguração

Compartilhe:

Canteiro de obras da segunda etapa do Gigantes da Flores está com serviços adiantados

Com serviços adiantados e o canteiro de obras a mil, a segunda etapa do parque Gigantes da Floresta, construída pela Prefeitura de Manaus, vai se somar aos animais e estruturas da primeira etapa, tendo uma dinâmica mais contemplativa, apresentando insetos, orquídeas e aves em dimensões gigantescas.

A obra, que deu a Manaus uma nova referência de parque urbano acessível e gratuito, segue entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, nas zonas Leste e Norte. A previsão de entrega é para o período entre final de setembro e início de outubro.

“Estamos na fase de conclusão e alguns acabamentos, finalização e pintura. Poucas esculturas faltam ser posicionadas e montadas e esperamos liberar o canteiro de obras, concluído, por volta do dia 28, para que a prefeitura faça a sinalização e marque a inauguração. Será um presente para as duas zonas mais populosas e esperamos que a população se sinta feliz ao vir para cá, brincar, trazendo a família e curtindo esse clima gostoso do Gigantes da Floresta”, conta o empresário Rossy Amoedo, vencedor da licitação para construção do parque.

Ele lembrou que a exemplo da primeira etapa, a segunda terá acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) ou com mobilidade reduzida, mantendo o padrão educativo, interativo e contemplativo representados pela fauna e flora amazônicas. “Além de tudo, o complexo tem brinquedos inclusivos, para que todos possam usufruir do espaço”, comentou.

Portal

Na segunda etapa, além do orquidário e do ninho de pássaros, chama atenção o portal de entrada do parque, com 22 metros de comprimento e 14,5 metros de altura, além de 6 metros de altura na passagem. Nele, o público já poderá ver animais como cobra, arara, macaco, jacaré, iguana, capivara, onça e bicho-preguiça. A estrutura está colocada em pé, recebendo acabamentos de montagem e pintura. No local também serão construídos dois chafarizes e o piso da entrada, conectando com o cenário dos primatas.

Depois da inauguração no dia 4 de julho da primeira etapa, que conta com 6 cenários com mais de 80 animais de grandes dimensões, além de elementos da flora e da maior praça molhada da Região Norte, com 3,6 mil metros quadrados, a segunda fase apresentará um ambiente mais contemplativo e será entregue com o portal, mais áreas de convivência e banheiros. O projeto arquitetônico leva assinatura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“Muita coisa já está pronta e finalizada, como os próprios animais, aguardando a fase de montagem e acabamento. Nesse cenário, assim como na primeira etapa, teremos toda a estrutura para receber a população, com acessibilidade e banheiros para família, pessoas com deficiência e fraldário”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Borboletas

O sétimo cenário apresentará aos frequentadores uma série da fauna e flora com insetos, aves e plantas, especialmente as orquídeas amazônicas.

O borboletário está em processo de acabamento das esculturas e pintura artística, enquanto o ninho de pássaros recebe serviços de concretagem e acabamento. Todos os animais que serão instalados no cenário já estão fibrados e a maioria com a pintura artística concluída, especialmente os beija-flores.

Os Gigantes

O parque Gigantes da Floresta tem recursos exclusivos da Prefeitura de Manaus, tendo sido construído onde antes havia apenas um terreno sem uso, sem árvores e sujeito a invasões do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu). Ali, a prefeitura construiu o maior parque temático e cênico da Região Norte, com área de 18.453 metros quadrados, que leva o público a fazer um mergulho na fauna e flora amazônicas, com mais de 80 animais esculpidos em dimensões gigantes, grandes, médias e pequenas, com um realismo fantástico.

O Gigantes da Floresta tem gestão da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), área administrativa e para o monitoramento de segurança, a cargo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), num contêiner. Câmeras e outros equipamentos modernos asseguram uma segurança de alto nível no Gigantes da Floresta, incluindo guardas municipais em ronda 24 horas, com motos, quadriciclos e viaturas.

Equipes de monitores estão prontos para auxiliar, orientar e cuidar do bom uso e entretenimento das crianças e jovens nos cenários, durante o funcionamento do parque.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7544