Manaus conquistou o prêmio “Cidade Amiga do 5G”, que reconhece as capitais que possuem legislações avançadas, que facilitam o licenciamento para instalação de antenas e a ampliação da infraestrutura de telecomunicações. A tecnologia já está nas principais cidades brasileiras e, na capital amazonense, os primeiros testes do sinal aconteceram em outubro deste ano.
O PL 601/2021, de autoria do vereador Peixoto (Pros), serviu de base para a Lei do 5G, sancionada, em junho de 2022, pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e que foi reconhecida nesta premiação, já que a legislação do município garantiu a instalação das antenas e equipamentos necessários para o funcionamento da tecnologia.
“O projeto que aprovamos junto à Câmara Municipal vislumbrava este momento em contribuir com o futuro da cidade com a tecnologia 5G. Hoje, Manaus tem esse merecido destaque, porque foi dado o primeiro passo, a regulamentação que veio incentivar a expansão dos serviços e a implantação de novas tecnologias, que consequentemente vai permitir acesso a uma maior mobilidade e inclusão digital, trazendo benefícios à população”, disse Peixoto ao saber da premiação.
O reconhecimento do avanço tecnológico desenvolvido pela Prefeitura de Manaus é comemorado pelo parlamentar. “Fico muito feliz em saber que contribuí com a Lei do 5G do município e que através do meu projeto a legislação para a instalação de antenas e equipamentos necessários para o recebimento do sinal, a nossa capital se destaca nacionalmente”, afirmou.
A premiação foi realizada em Brasília, na última terça-feira (08/11), pela Conexis Brasil Digital, que representa empresas de telecomunicações e conectividade. Com a conquista, Manaus subiu mais de 70 posições no ranking das cidades que mais
avançaram no fortalecimento da nova tecnologia e atualmente é um dos destaques da região Norte.
Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do Vereador
Imagens: Emerson Olliver