Pesquisadora da Universidade de Turku, da Finlândia, palestra para estudantes do PPGCASA

Compartilhe:

Por Juscelino Simões

Ascom/Ufam

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/Ufam) promoveu nesta terça-feira, 18, no auditório Vitória Régia, no Centro de Ciências do Ambiente (CCA), no setor Sul do Campus Universitário, a palestra ‘Amazônia 2040: criando cenários futuros de forma colaborativa para fortalecer planos de ação em unidades de conservação no Baixo Rio Negro’, proferida pela professora da Universidade de Turku da Finlândia, Mariana Birmoser Ferreira-Aulu.

O evento contou com o apoio da Universidade Federal do Amazonas, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), do Finland Futures Research Centre, University of Turku e o Instituto Acariquara.

A pesquisadora palestrou sobre o estudo de futuros que se apresenta incerto, mas é um campo de pesquisa interdisciplinar que visa avaliar futuros possíveis, prováveis e preferíveis. “Não tenho como ambição prever o futuro como realmente será. Isso seria impossível. Quero ser uma agente de mudança a partir de pesquisas científicas. O papel das nossas pesquisas é de produzir diferentes percepções e visões de futuros de forma a contribuir nos processos de decisão de forma a chegarmos mais próximos aos futuros desejáveis”, afirmou a palestrante, professora Mariana Ferreira.

Na quarta-feira, 19, das 9h às 16h, a docente realiza uma oficina com os participantes do evento.

Perfil

A professora Mariana Birmoser Ferreira-Aulu é brasileira e mora há 20 anos na Finlândia. É pesquisadora de projetos e professora no programa de mestrado do Finland Futures Research Center (FFRC). É doutoranda na Universidade de Turku (UTU), Finlândia. Faz parte dos seguintes grupos e redes: Equipe de Pesquisa Amazônica da UTU; Rede Sul Global da UTU; Grupo de Pesquisa de Futuros Sustentáveis no Finland Futures Research Center (FFRC) e Rede de Pesquisa Ativista da Finlândia.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409