Em clima de festa pelos 353 anos de Manaus, o vereador Peixoto (Pros) celebra a realização da Primeira Maratona Internacional de Manaus, ocorrida no último fim de semana, com mais de cinco mil participantes. O parlamentar acredita no esporte como transformador de vidas e avalia que unindo-se ao turismo, pode vir a ser uma nova matriz econômica, viável, para a capital. Para ele, o evento pode mudar a cidade, socialmente e economicamente.
“Foi uma linda comemoração para Manaus. A cidade já conta com muitos eventos esportivos, mas a realização da Maratona Internacional nos coloca definitivamente no mapa, como uma nova alternativa no circuito mundial de corridas de rua. Muito se ouve falar na famosa maratona de Nova York, mas temos uma vantagem, estamos no foco do mundo. Que atleta, profissional ou não, não interessaria em correr no coração da Amazônia?”, frisou Peixoto.
Segundo Travel Leaders Group e a Adventure Travel Trade Association, referência no turismo esportivo e de aventura, o mercado movimenta mais de 680 bilhões de dólares, aproximadamente cerca de R$ 3,4 trilhões, em todo o mundo. Ou seja, o esporte pode salvar vidas e ajudar na economia de Manaus. Peixoto, que também é atleta amador, prestigiou o evento como participante, concluindo a corrida de 21k.
“Desde 2018 me dedico à prática esportiva e sou um apoiador da causa. Corri para superar desafios pessoais e para incentivar a população. Agradeço a visão do prefeito David Almeida, que mesmo após as críticas, avançou e tornou realidade o que em pouco tempo será gigante”, complementa.
Esse foi o segundo projeto de turismo esportivo realizado pela Prefeitura, este mês. Nos dias 14 e 16 de outubro, o “Manaus Adventure 2022” movimentou a Praia da Ponta Negra, zona Oeste, com cerca de mil atletas amadores e profissionais em competições de pesca esportiva, natação, entre outras.
Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do Vereador
Foto: Emerson Olliver
—