Patrícia Noronha lança primeiro livro destinado ao público infantil

Compartilhe:

A escritora amazonense Patrícia Noronha vai lançar seu novo livro “O Cãozinho, Maru o Gato e outras Poesias”, primeira obra com temática voltada para o público infantil. O lançamento será no próximo dia 13 de Novembro, das 9h às 12h, no Parque Municipal do Mindu, localizado na rua Domingos José Martins, S/N, bairro Parque Dez.

De acordo com a autora, o livro contém dez poesias ilustradas de forma lúdica para encantar as crianças. “São poesias sobre temas simples e encantadores. Para apreciá-las só precisa ser criança de idade ou de coração. O cãozinho, o gato Maru, o beija-flor, o girassol, a deliciosa brincadeira de descobrir figuras nas nuvens e vários outros temas são apresentados de forma poética. Como há várias poesias sobre animais no livro achamos que seria muito bacana fazer um evento no Parque do Mindu que é uma área de conservação ambiental, para valorizar os animais silvestres e uma arrecadação aos pets resgatados que tem tanto amor para dar e sempre fazem a alegria de tantas famílias, especialmente nesse período de pandemia”, acrescenta.

No livro, Patrícia Noronha recria um ambiente de diversão e acolhimento. “A vontade de escrever poesias para crianças nasceu quando eu atuava como voluntária no Instituto Ler para Crescer, em Manaus, desenvolvendo atividades de leitura com crianças a partir de quatro anos de idade”, explica. “A poesia ‘O menino’ foi inspirada em um garotinho de quatro anos que acordava sozinho todo domingo, ansioso para ir à aula”, lembra.

Pré-lançamento

No último sábado (06), a escritora promoveu um pré-lançamento do livro aos alunos do Centro Social Roger Cunha Rodrigues, localizado no bairro Novo Aleixo, Zona Leste de Manaus. Na ocasião foram distribuídos gratuitamente 40 exemplares do livro às crianças e adolescentes participantes do projeto.  “Participei como voluntária no ‘Roger Cunha’ por dois anos, fui inspirada pelas crianças e o pré-lançamento lá com eles não seria diferente”, acrescenta.

Sobre o livro

A obra é a terceira escrita por Patrícia e a primeira destinada ao público infantil, tendo um espaço ao final do livro para que a criança se sinta estimulada a escrever suas próprias poesias,  desenhos e pinturas.

O livro foi editado pela Alva Editora, de Juiz de Fora-MG, revisão de Amanda Marques Fidelis. A montagem é de Alberto Pinto e edição geral de Valéria Magalhães. As ilustrações foram feitas pelo artista plástico Ivan Sitta, que em seu portfólio possui uma infinidade de produções artísticas, desenhos, exposições e ilustrações, como nas duas edições da “Redarte do Colégio Marcelina – A Literatura em Preto e Branco”, em São Paulo-SP.

Sobre a autora

Patrícia Noronha é natural de Benjamim Constant (AM), mãe do Matheus e do Lucas, funcionária de um grande banco nacional e atualmente reside em Brasília. Enquanto era participante de um grupo de terapia, ela sentiu necessidade de registrar as sessões. Assim deu-se origem aos dois primeiros livros: “Grupo de Terapia: Compartilhando Histórias” e “Grupo de Terapia: Desatando Nós”.  Patrícia segue uma linha literária simples, com diálogos ilustrativos e que fazem os leitores se sentirem participantes de um grupo de terapia.

Além do Instituto Ler Pra Crescer, onde foi coordenadora da unidade localizada no bairro Colônia Terra Nova, a escritora atuou como voluntária no Centro Social Roger Cunha, onde no último sábado (06) teve a doação de 50 exemplares do novo livro “O Cãozinho, Maru o gato e outras poesias” aos seus antigos alunos e demais crianças atendidas na instituição.

Os dois livros anteriores da autora também estarão disponíveis para venda no sábado, dia 13, com opção de pagamento em dinheiro, PIX, cartão de crédito ou débito.

Solidariedade pet

Em parceria com a ONG Oba Bicho Amado e seguindo a linha de amor aos pets de estimação, durante o evento de lançamento haverá arrecadação de ração tipo sachê para gatos e cachorros em situação de rua ou abrigo temporário. Além disso, um percentual da venda de camisetas, copos e demais artigos infantis será destinado à ONG. Os interessados em doar outros tipos de artigos como ração granulada, comedouros, guias, caixas de transporte, entre outros, podem entrar em contato pelo Instagram @oba_bicho_amado.

Atração musical

O lançamento vai contar com a apresentação do Grupo de Percussão Alternativa Curumim na Lata. O “Curumim na Lata” é formado por 20 alunos na faixa etária de 8 a 16 anos que tocam músicas regionais. O grupo tem como proposta aliar a educação musical à educação ambiental, utilizando latas, camburões e outros materiais descartados pelas comunidades e transformando-os em instrumentos de percussão alternativos.

 

FICHA TÉCNICA:

Título: o Cãozinho, Maru o gato e outras poesias

Autora: Patrícia Noronha

ISBN: 978-65-87524-04-7

Número de páginas: 28 páginas

Preço: R$20,00

Editora: Alva – Juiz de Fora-MG

GUIA RÁPIDO:

O QUE: Lançamento do livro “O Cãozinho, Maru o gato e outras poesias”

QUEM: Patrícia Noronha

ONDE: Parque Municipal do Mindu

QUANTO: Entrada gratuita

INFO: (92) 98444-6666

Compartilhe:
Imagem padrão
redacao
Artigos: 254