Pacientes submetidos a mastectomia terão direito a acompanhantes em hospitais do AM

Compartilhe:

Pacientes submetidos a mastectomia terão direito a acompanhantes em hospitais do AM

Foi aprovado, nesta terça-feira(15), o Projeto de Lei nº 75/2020 que garante o direito a acompanhante a pacientes submetidos a mastectomia durante internação e pós-operatório. A proposta é de autoria da deputada estadual, Dra. Mayara Pinheiro Reis(PP).

A mastectomia é o procedimento cirúrgico de remoção completa da mama, geralmente indicada para mulheres em tratamento de câncer de mama ou como forma de prevenção à doença. Por ser invasivo causa efeitos colaterais físicos e emocionais nas mulheres, o que exige cuidados especiais.

“É uma cirurgia bastante extensa, onde a mulher passa por mudanças não só físicas, mas emocionais e duradouras. Além disso, ela também tem uma restrição muito extensa de movimentação dos membros superiores impossibilitando a questão da higiene pessoal e movimentos mínimos. Por isso fiz questão de assegurar o direito dessa mulher de ter um acompanhante no pós-operatório. É um direito assegurado nas maternidades, mas nem quando é assegurado a gente vê sendo respeitado por conta do espaço físico que muitas unidades hospitalares têm. Então esse é mais um projeto que vem apoiar as mulheres que passam por esse tipo de problema”, justificou a parlamentar.

De acordo com a proposta, as unidades de saúde e estabelecimentos serão obrigados a cederem, no mínimo, uma cadeira para o acompanhante em questão.

Transparência na administração pública

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 535/2019, de autoria da Dra. Mayara, que obriga o Poder Executivo a publicar o demonstrativo de arrecadação e destinação dos recursos oriundos da aplicação de multas de trânsito.

O PL prevê que seja divulgado, mensalmente, no Portal da Transparência as seguintes informações: quantidade de multas aplicadas, valor dos recursos lançados e arrecadados, municípios dos locais das infrações, e destinação dos recursos. O objetivo da medida é atender os interesses dos contribuintes quanto à publicidade e transparência dos valores arrecadados pela Administração Estadual por meio das infrações de trânsito

Ambos os projetos seguem para sanção do Governo do Estado.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7301