Oficina de Canto Coral contempla crianças de escola municipal de Manaus

Compartilhe:

Com o objetivo de valorizar e fortalecer a identidade cultural da região amazônica através de canções, o premiado músico, compositor e produtor musical Jeferson Mariano, está executando na Escola Municipal Professora Adelaide Tavares de Macedo, localizada na rua Belo Horizonte, nº 1338, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, o projeto “Amazônia em Canto”.

O projeto beneficia 37 crianças que estão participando, desde o mês de abril, da Oficina de Canto Coral, que tem como repertório, músicas da série “Lendas Amazônicas”, extraído da obra musical do maestro Waldemar Henrique (1905-1995), e que contou com os arranjos para coral do maestro Nivaldo Santiago (1929-2021).

Além de contribuir para um pensamento decolonial e fortalecimento da identidade histórico-cultural, o objetivo deste projeto também é introduzir a musicalização na educação infantil e homenagear esses dois expoentes da música do norte, explica Jeferson Mariano.

“Entendemos que há uma necessidade urgente da conservação e reafirmação da nossa identidade, desta conexão que emana da floresta e que herdamos dos povos amazônidas. Com tantas informações externas, consumidas principalmente através das mídias digitais, este projeto é um instrumento para que seja possível que as crianças assimilem o contexto da cultura regional, que percorre o eixo de nossos valores e costumes. Consideramos que também compete à arte a manutenção da memória, da cultura e das tradições amazônicas, e por isso escolhemos a música como fio condutor desta experiência para as crianças”, afirma o produtor musical.

De acordo com a Gestora Marluce de Amorim Filipe, a realização do projeto “Amazônia em Canto” é a realização de um sonho de toda equipe da Escola Municipal Professora Adelaide Tavares de Macedo, que sempre imaginou um dia incluir o ensino musical para as crianças da escola.

“Esse projeto é desenvolvido através de uma metodologia lúdica e divertida, trabalhando diferentes ritmos e músicas do repertório infantil. As crianças esperam ansiosas o momento das aulas. Com toda a experiência e habilidade do professor Jeferson Mariano, foi fácil conquistar a atenção das crianças. A musicalização alcançou até as crianças com dispersão e indisciplina. É notável a melhora no desenvolvimento e na concentração, explica a Gestora.

O projeto “Amazônia em Canto” foi contemplado pelo Programa “Manaus Faz Cultura 2022”, da Prefeitura de Manaus, através do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Ficha Técnica
Instrutor/Palestrante: Jeferson Mariano| Apoio Pedagógico: Wagner Moreira| Arte – educador: Yghor Palhano| Designer Gráfico: Jeferson Mariano| Fotógrafo e Social Media: Jordânia Gama| Assessoria de Comunicação e imprensa: Cultura Amazônica

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6406