As obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), do Governo do Amazonas, devem ser concluídas em 120 dias. A previsão é que o centro referência para conizações seja entregue durante o Movimento Estadual Março Lilás, mês de combate ao câncer de colo uterino, em 2023.
O Cepcolu será construído em terreno ao lado da FCecon, na rua Campos Sales, esquina com a avenida Dom Pedro I. As obras iniciaram em março deste ano e toda a parte de fundação e estrutura está concluída. As paredes do centro estão sendo erguidas.
A construção alcançou 29,69% de obras realizadas, e as ações atuais envolvem a implantação das instalações hidráulicas e sanitárias, e a preparação para a estrutura de cobertura.
“O Cepcolu é considerado um divisor de águas para o combate ao câncer de colo do útero, o câncer que mais acomete mulheres no nosso estado. Esse local será fronte de verdadeiro enfrentamento, evitando a morte de mulheres cada vez mais jovens, afinal estamos falando de uma doença 100% evitável”, disse o mastologista Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecon.
Estrutura
A obra de construção do Cepcolu conta com investimento de R$ 2,5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Saúde (FES), repassado pelo Governo do Amazonas. O centro será um hospital exclusivo para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero, que são causadas por inflamações persistentes de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).
Serão quatro salas cirúrgicas e quatro consultórios para as conizações e um anfiteatro, onde serão ministrados cursos, treinamentos, habilitação e qualificação de profissionais de saúde nas patologias do trato genital inferior. A área construída será de 761,25 metros quadrados (m²).
Segundo a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, ginecologista Mônica Bandeira, o Cepcolu funcionará como um hospital-dia, onde as pacientes farão a conização e terão alta no mesmo dia.
“As conizações sairão do espaço físico da FCecon e vão ser realizadas no centro avançado, abrindo mais espaço para o atendimento ambulatorial e tratamento cirúrgico de pacientes oncológicos. É um momento histórico para o Estado do Amazonas. Haverá um enfrentamento impactante na questão do câncer do colo uterino no nosso estado”, disse Mônica Bandeira.
Conizações
A conização é uma pequena cirurgia que trata lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva. Até setembro de 2022, 448 mulheres passaram pelo procedimento na FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Em 2021, foram 548 conizações.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 610 mulheres serão diagnosticadas com câncer de colo uterino, no ano de 2023, no Amazonas.