No Dia Mundial de Luta contra a Aids, Fuam realiza campanha para servidores e colaboradores

Compartilhe:

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta terça-feira, 1º de dezembro, a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou uma manhã de sensibilização sobre a doença, com campanha interna para servidores, estagiários e colaboradores.

Segundo a responsável pela Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (GIST) da Fuam, Natália Loureiro, devido às restrições quanto às aglomerações em função da pandemia do novo coronavírus, este ano não será possível promover uma campanha com portas abertas para a população, mas ainda assim, para alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do HIV/Aids, a equipe decidiu realizar uma ação de sensibilização junto ao público interno.

“As restrições do novo coronavírus não nos permite promover aglomerações, por isso esse ano decidimos fazer uma campanha interna para servidores, estagiários e colaboradores, mas claro que os pacientes que já estão aqui, por terem algum atendimento ou consulta agendados para o dia, também podemos atender”, explica Natália Loureiro.

Iniciado às 6 horas, o acolhimento de profissionais e também de pacientes com agendamentos para o dia foi realizado com distribuição de kits com preservativos e informativos com orientações sobre o HIV/Aids, a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, em caso de detecção da doença.

Exames e aconselhamento – No horário de 7 às 11 horas, foi disponibilizada coleta de sangue para realização de exames para HIV e consultas de aconselhamento; atendimento realizado por profissionais da área da psicologia e assistência social, sempre antes e após a realização dos exames, informando ao paciente sobre prevenção, comportamentos de risco e o resultado do exame realizado.

“Hoje tivemos quatro aconselhadores fazendo este acompanhamento, mas ao longo do mês de dezembro, teremos um aconselhador específico para a campanha, assim nosso servidores, estagiários e colaboradores terão este atendimento à disposição, assim como aqueles pacientes que já tem consultas agendadas para o mês de dezembro e, portanto, já estão em atendimento na unidade”, complementa Natália.

Atendimento de HIV/Aids – A Fuam assiste a pacientes de HIV/Aids através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), serviço que atualmente possui 754 pacientes em atendimento.

Em 2019 foram diagnosticados 229 novos casos de HIV na Fuam, sendo esta a quarta Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais frequente entre os pacientes que buscam atendimento na Gerência de IST. Dentre os novos casos de HIV, 194 (84,7%) foram em pacientes do sexo masculino e 35 (15,3%) em pacientes do sexo feminino. A faixa etária predominante destes pacientes foi de 20 a 24 anos, com 26,6% dos casos, seguidos da faixa entre 25 e 29 anos (21,8%) e 30-34 anos (17%).

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Fuam realizou em 2019 mais de 20 mil testes para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de quase 10 mil atendimentos médicos, 8.500 consultas de enfermagem, cerca de 5.200 atendimentos de psicologia, cerca de 1.100 atendimentos em serviço social e 33 atividades educativas.

Além do HIV/Aids a Gerência de IST na Fuam realiza atendimento referenciado, especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de outras IST, sendo as mais frequentes: verrugas genitais, Sífilis e infecção gonocócica.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6905