Na FCecon, curso aborda prevenção e tratamento de feridas oncológicas

Compartilhe:

Capacitação orienta os profissionais de saúde sobre a assistência ao paciente nos casos de lesões complexas

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, nesta quarta (13/09) e quinta-feira (14/09), um curso de prevenção e tratamento de feridas ocasionadas pelo câncer. A capacitação visa atualizar informações e conhecimento dos servidores, para aprimorar o atendimento no hospital.

O curso é organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e ocorre anualmente no hospital, que é referência para o tratamento oncológico no Amazonas.

Feridas oncológicas

O câncer pode ocasionar, em casos mais avançados, feridas complexas, fétidas e dolorosas, com alta carga bacteriana. Há também as feridas resultantes de cirurgias de grande porte.

“O paciente oncológico, por vezes, tem lesões características da doença, como lesões necróticas, vegetantes e exsudativas, ou seja, que têm muita secreção. E, às vezes, essas lesões levam meses para serem tratadas. Daí a importância dos profissionais de saúde terem conhecimento para tratar da melhor maneira possível esse tipo de lesão”, afirma a médica da CCIH, infectologista Sílvia Souza.

Capacitação

Nesta quarta (13/09) e quinta-feira (14/09), os servidores da FCecon têm acesso a um curso sobre a prevenção e o tratamento das lesões de pele ocasionadas pelo câncer. A capacitação aborda várias orientações aos profissionais de saúde em como realizar a assistência ao paciente nos casos de feridas complexas, que são rotineiros na FCecon.

O curso faz parte de uma série de atividades anuais do NSP e da CCIH, visando a saúde e segurança dos pacientes oncológicos.

Foto: Ludmila Dias/FCecon

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409