Mostra fotográfica “InVisíveis” continua em cartaz na Câmara até início de janeiro

Compartilhe:

Artista Marco Mota exibe, no Espaço do Servidor, fotomontagens em cores de mulheres negras escravizadas

O público pode visitar até o dia 8 de janeiro, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, a exposição de obras em que mulheres negras escravizadas do século XIX são retratadas em cores. Nas sete fotomontagens, feitas com sobreposições de imagens e intervenções digitais, o artista Marco Mota busca ressignificar a existência daquelas mulheres e a representação de seus corpos.

Ao intitular as obras com nomes de outras mulheres – também negras, como Dandara, guerreira no Quilombo de Palmares, Nzinga, heroína de Angola, e Tiye, rainha do Egito Antigo –, o fotógrafo busca resgatar o direito à identidade e à memória que foi negado às escravizadas.

Os novos trabalhos são impressos em tecido e têm como base fotos em preto e branco assinadas por Alberto Henschel, fotógrafo da Casa Imperial na segunda metade do século XIX. As imagens mostravam mulheres em formato retrato, geralmente no padrão carte-de-visite, popular naquela época. As molduras douradas foram produzidas manualmente em crochê pela artesã brasiliense Roscicleide Menezes dos Santos.

Também compõem a exposição frases de Sueli Carneiro, Conceição Evaristo e Lélia Gonzalez, entre outras personalidades negras brasileiras, sobre inclusão, visibilidade, pertencimento e ancestralidade, além da luta contra o racismo e por reparação pelos mais de 300 anos de escravidão no Brasil.

Marco Mota nasceu em Brasília/DF. É formado em História e em Educação Física. Obteve o terceiro lugar no Prêmio Olhar Brasília de Fotografia 2021 e, em 2023, expôs no Sindicato dos Professores do Distrito Federal. Foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) com o projeto “Exposição Fotográfica InVisíveis”, que prevê a itinerância de 21 de suas obras em escolas públicas do DF, ampliando os debates por representatividade e inclusão no ambiente escolar.

Algumas fotos da exposição “InVisíveis” estão disponíveis neste link.

Tanto o projeto artístico “InVisíveis” quanto a mostra histórica “Repar(A)ções já! Caminhos de reconstrução e igualdade racial” foram promovidos pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados em novembro para celebrar a Consciência Negra.

Serviço:

Exposição “InVisíveis”, de Marco Mota
Visitação:
 até 8 de janeiro de 2026, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor – Anexo II da Câmara dos Deputados

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 8467