Metaverso é tema do LabTalks desta sexta (12)

Compartilhe:

A Câmara dos Deputados vai debater, nesta sexta-feira (12), as novidades sobre o metaverso, uma espécie de realidade virtual que funciona com a utilização de dispositivos digitais e espaços compartilhados. O objetivo é analisar as possibilidades desse futuro para o Legislativo e sua relação com os cidadãos, como no acompanhamento de votações do Plenário e debates em comissões, por meio do uso de avatares e óculos VR (Virtual Reality), por exemplo. O LabTalks começa às 15 horas, com transmissão pelo canal do LABHacker no YouTube. Os interessados podem mandar dúvidas ou comentários pelo chat.

Convidados

Para falar sobre o assunto, foram convidados dois especialistas em tecnologia: Christian Perrone, coordenador de estudos sobre metaverso no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), organização que avalia o impacto e o futuro da tecnologia no Brasil e no mundo; e Pedro Markun, hacker cívico e ativista pelos dados abertos, especializado em transparência e participação política, criador do Ônibus Hacker, um laboratório tecnológico sobre rodas em que hackers cívicos ocupam as cidades e compartilham conhecimento.

Realidade virtual

Antes mesmo de a pandemia da Covid-19 gerar expressivas mudanças no comportamento das pessoas, acelerando processos virtuais, empresas de tecnologia já pensavam em projetos para desenvolvimento de universos virtuais. O próprio nome metaverso foi registrado pela primeira vez ainda na década de 90. Em comum nesses projetos há espaços interativos, comunidades, realidade aumentada e dispositivos digitais, como sensores corporais e óculos VR, entre outras possibilidades da chamada tecnologia vestível. Há pouco tempo, grandes empresas da tecnologia já mostraram que esse cenário pode ser algo maior do que uma evolução tecnológica apenas de jogos online.

Câmara 360 graus

No debate desta sexta, os representantes do LabHacker vão falar também sobre experimentos similares que já existem na Casa, como o Câmara 360 graus. Desenvolvido no primeiro semestre de 2018 no Laboratório Hacker, esse projeto de transparência imersiva possibilita que os cidadãos tenham uma experiência mais real e inclusiva durante as votações de leis e compreendam melhor o processo legislativo.

LabTalks

O LabTalks – explorando ideias na quarentena reúne pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 15 horas.

Serviço

LabTalks – Metaverso e suas possibilidades no Legislativo

Encontros informais sem necessidade de inscrição

Data: sexta-feira, 12 de novembro

Horário: 15h

Local: canal do LABHacker no YouTube

_______________________________________
Assessoria de Imprensa

Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx)

https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa​

e-mail: imprensa@camara.gov.br

Telefone: (61) 3216-1507 / 1807 /1506

Compartilhe:
Imagem padrão
redacao
Artigos: 254