Na próxima sexta-feira (06/02), dois membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) que atuam em Promotorias da área da família tomarão posse na diretoria e comissão do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Seção Amazonas, para o biênio 2026-2027. A cerimônia de posse será às 15h, no Auditório Rubi da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), no bairro Adrianópolis.
A promotora de Justiça titular da 37° Promotoria de Justiça especializada em Direito de Família, Luciana Toledo Martinho, será empossada como 2ª vice-presidente da Diretoria do IBDFAM, enquanto a promotora de Justiça titular da 35º PJ, Renilce Helen Queiroz de Souza, assumirá o cargo de presidente da comissão do MPAM no IBDFAM.
Para a promotora Luciana Toledo, compor a diretoria local do IBDFAM significa participar ativamente do pensamento e do debate sobre o Direito das Famílias e sua aplicação aos jurisdicionados, imprimindo a assinatura ministerial, que vem com a garantia de fiscalizar o ordenamento jurídico e os interesses de crianças, adolescentes, incapazes e pessoas em situação de vulnerabilidade.
“É uma participação que aproxima o MP das instituições irmãs que também trabalham com Direito das Famílias, e da sociedade como destinatária final de seu serviço. O IBDFAM é um instituto extremamente respeitado no Brasil, com quase 30 anos de história na defesa da matéria, e que historicamente contou com a participação de membros do MPAM em suas diretorias nacional e regionais, a exemplo da dra. Anabel Mendonça, que presidiu a seção amazonas anteriormente”, comentou a promotora.
Já para a promotora de Justiça Renilce Helen Queiroz de Souza, o novo cargo representa uma oportunidade para fortalecer a proteção às famílias no estado. “Como presidente da comissão do Ministério Público, pretendo somar esforços com os integrantes da diretoria e demais instituições, para ampliarmos a missão do IBDFAM no Amazonas, especialmente fomentar debates, bem como qualificar profissionais em defesa dos direitos das famílias”, declarou.
Sobre o instituto
O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que visa desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, atuando como força representativa das demandas da sociedade. Atualmente, o IBDFAM possui representação consolidada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, já atuou na entidade como presidente da Seção Amazonas.
_
Texto: Graziela Silva
Foto: Freepik











