Mais creches, Saúde Básica e piso municipal da Enfermagem: Anne Moura apresenta 13 propostas para a cidade de Manaus

Compartilhe:

A candidata a vereadora em Manaus e secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, vem consolidando sua campanha rumo à Câmara Municipal. Ela iniciou a distribuição de material de divulgação eleitoral e apresenta oficialmente à população 13 propostas consolidadas para a capital do Amazonas pelos próximos quatro anos.

Os projetos de política pública foram desenvolvidos após escuta popular e abrangem desde direitos da mulher, mais creches, educação para crianças com necessidades especiais, a construção de nova maternidade municipal, atendimento em saúde primária, investigação do Sisreg, saúde mental para juventude, piso salarial municipal de enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de incentivo ao emprego para mães solo, indígenas e LGBTQIAPN+.

Educação especial e infantil

O direito à educação na infância é uma das principais bandeiras de Anne Moura, por isso dentre suas propostas estão reivindicar que a Prefeitura de Manaus construa mais creches para atender todas as crianças de 0 a 3 anos da cidade, principalmente nas comunidades e periferia. Ela também propõe fiscalizar o cumprimento da Lei 13.146/2015 que estabelece a oferta de profissionais mediadores nas salas de aula para acompanhar crianças com necessidades especiais.

“A primeira infância é fundamental. É nessa fase que a criança precisa de total atenção para o seu desenvolvimento integral. Eu quero saber quantas crianças estão sendo atendidas nas creches, quantas estão no aguardo”, disse Anne Moura. “É preciso também ter um olhar cuidadoso com os educadores, os professores que precisam saber lidar com uma série de deficiências de crianças. Quem cuida de quem cuida? A garantia do direito básico das crianças é ter o respeito e garantir seus direitos”.

Saúde básica, mental e da mulher

Nas propostas de saúde, estão articular junto ao governo federal recursos para construir em Manaus a segunda maternidade municipal e ampliar as estruturas voltadas para a Saúde Integral da Mulher.

Na saúde básica, tem a proposta de democratizar o acesso e de manter 50% as Unidade Básicas de Saúde da Família (UBSF) abertas até as 21 horas e 30% aos fins de semana, além de um programa de atenção à saúde mental para jovens inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Anne também defende a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção e falta de transparência no Sistema de Regulação (Sisreg), usado no agendamento de consultas e exames.

“As UBS só funcionam até 17h. Se você trabalha, como faz para ser atendido? Você precisa marcar um exame para o seu filho, em que horário você vai? As pessoas acabam recorrendo aos hospitais de média e alta complexidade o que leva a superlotação. As UBS tinham que funcionar de acordo com o horário do trabalhador”, defende Anne Moura.

Piso salarial e mais emprego

Dentre as propostas para o trabalhador, um projeto de lei que cria o piso salarial municipal da Enfermagem, abrangendo enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de jornada de trabalho de 30 horas em Manaus.

A construção de políticas públicas municipais para aumentar o acesso a emprego e renda de pessoas integrantes de grupos minoritários como mães solo, população indígena e comunidade LGBTOIAPN+ também faz parte do conjunto de propostas da candidata do PT. Anne Moura também propõe incrementar o Programa Jovem Aprendiz, o Programa de Estágio Remunerado e ofertar cursos técnicos e profissionalizantes nas escolas para incentivar o primeiro emprego.

Sobre Anne Moura

Mãe, manauara, descendente do povo Mura e crescida no Coroado, Anne Moura é secretária Nacional de Mulheres do PT e coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Com duas décadas de atuação na política, tornou-se aos 26 anos a secretária Nacional de Desenvolvimento Econômico mais jovem do PT.

Foi co-criadora do projeto “Elas por Elas”, participou da construção do plano de governo Lula 2022 e, no mesmo ano, foi candidata à vice-governadora do Amazonas, junto do candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB).

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6926