Serão realizadas ações para alertar sobre a violação de direitos de crianças e adolescentes
O Janell Doyle (@abrigojanelldoyle) atua há mais de 25 anos no acolhimento de crianças e adolescentes que têm seus direitos violados e, neste período, realizará diversas ações, buscando o engajamento da sociedade na causa, tendo atenção aos sinais de violência e denunciando para o disque 100.
Durante a campanha ocorrerão oficinas em escolas e na Unidade de Saúde da Família do bairro Mauazinho, abordagens utilizando uma Tenda Informativa e Blitz com o Serviço de Abordagem REAME (@abordagemreame) e um ato para marcar a luta contra o abuso. O ato acontecerá em frente à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), no dia 18, a partir das 18h.
O objetivo é mobilizar, informar e convocar toda a sociedade para a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo o direito ao desenvolvimento, de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Mais informações pelo WhatsApp (92) 99494-7475.
A história por trás da data
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada em 1973. Após 49 anos, o caso permanece sem solução. Os acusados foram absolvidos e o processo arquivado pela justiça.
A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades, incluindo bebês. O abuso sexual é quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual e a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro, como pornografia ou também em rede de prostituição.
Proteja nossas crianças e adolescentes!
Para denúncias, disque 100 ou procure a DEPCA!