Lei da Dra. Mayara garante meia-entrada para doadores de sangue no Amazonas

Compartilhe:

A deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos) destacou, nesta terça-feira(14) suas propostas na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), que incentivam a doação de sangue. Hoje é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Mayara destacou em seu discurso, a importância de trazer o assunto à tribuna da ALEAM com o intuito de fortalecer a campanha de doação de sangue e a captação de novos doadores em todo o Amazonas.

“Hoje comemoramos o Dia mundial do Doador de sangue e considero o assunto pertinente, visto que, a doação de sangue é essencial para manter o estoque do HEMOAM e suprir a necessidade dos pacientes atendidos diariamente. Eu mesma conheço várias pessoas que, recentemente, precisaram de doação de sangue e reconheço a importância desse ato”, justificou a deputada.

Na oportunidade, a parlamentar citou a Lei n°5.152/202, de sua autoria, que garante o direito à meia-entrada para doadores de sangue, em eventos culturais e esportivos, no Amazonas.

O PL n° 490/2021, recém-aprovado na Casa Legislativa, também foi lembrado. A proposta, que aguarda sanção do Governo do Estado institui a campanha “Jovem Doador” e tem como objetivo estabelecer uma campanha anual de promoção à doação de sangue nas escolas públicas e privadas do Amazonas.

“No Brasil, apenas 1,7% da população é doadora de sangue e a OMS recomenda que esse número seja de 2% a 5%, então, estamos abaixo do que é recomendado. Sou médica, fui gestora em Coari, vi o quanto há demanda e sei da dificuldade de se conseguir doadores de sangue. A adesão dos jovens à campanha de doação vai ajudar a aumentar o estoque do HEMOAM”, afirmou.

Necessitam receber sangue, vítimas de acidentes de trânsitos, pacientes com grandes queimaduras, hemofílicos, anêmicos, pessoas com problemas de coagulação sanguínea e outras situações de emergência. A médica aproveitou e fez um apelo para que as pessoas se tornem voluntárias para doação.

“Sabemos que o sangue é necessário para tratamento de algumas emergências, muitos acidentes acontecem. Acabamos de vir de um fim de semana, está chegando mais um feriado e estamos próximos da realização do Festival de Parintins, então, se cuidar é preciso e falar sobre esses assuntos se torna realmente necessário. A população em geral precisa saber que uma bolsa de sangue de 450ml pode salvar até 4 vidas”, justificou.

Hoje, o estoque do HEMOAM encontra-se em estado crítico. Os tipos sanguíneos A-, AB-, B-, O-, e O+, estão quase esgotados.

Os interessados em doar sangue devem observar as regras para doação e se dirigir ao HEMOAM, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada (ao lado do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques), de segunda à sábado das 7h30 às 17 horas, portando documento de identidade.

“Infelizmente, existem vários mitos e tabus que prejudicam a captação dos doadores de sangue, por isso, é preciso esclarecer que o doador não se expõe a nenhum risco de contaminação, que a doação não engorda, nem emagrece, que o sangue não engrossa ou afina após a doação, que a bolsa de sangue doada, é recuperada rapidamente pelo organismo e que, acima de tudo, a doação representa um gesto de amor”, concluiu Dra. Mayara.

Compartilhe: