Joana Darc visita Comunidade Nova Vida – Madiha Kulina e presta contas de solicitações feitas para o local

Compartilhe:

Em reunião com a população, a parlamentar destacou os requerimentos encaminhados aos órgãos competentes, solicitado pelas lideranças indígenas

A deputada Joana Darc (União Brasil) esteve, na tarde desta quinta-feira (23), na comunidade indígena Nova Vida – Madiha Kulina, localizada no bairro Nova Cidade, na zona norte de Manaus. Juntamente com o presidente da Comissão de Assuntos Indígenas, o deputado Daniel Almeida (Avante), a parlamentar foi recebida por lideranças indígenas, homens, mulheres e crianças, para apresentar os pedidos de ações de melhorias na Comunidade.

Desde o ano passado, Joana tem cobrado do Poder Executivo, estadual e municipal, o desenvolvimento da infraestrutura na Comunidade Madiha Kulina. À época, a parlamentar realizou a primeira e única Audiência Pública Itinerante da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no local, com a presença de várias autoridades, para ouvir a população e tentar encontrar soluções para os problemas que atingiam a comunidade. Um ano depois, Joana retorna para fazer sua prestação de contas.

“Retorno, neste ano, para mostrar à população que o nosso mandato sempre esteve à disposição da Comunidade Nova Vida. Aqui vivem famílias, a maioria composta por povos originários, que precisam da atenção do Poder Público e, por meio de requerimentos, vamos lutar para que chegue, de fato, as melhorias na Madiha Kulina, conhecida também como cemitério dos índios”, disse.

Apresentação de requerimentos

Na época como presidente da Comissão de Assuntos Indígenas e cumprindo seu papel de fiscalizar e propor melhorias para o Amazonas, a parlamentar encaminhou requerimentos solicitando o serviço de terraplanagem e a recuperação dos ramais, próximos à comunidade indigena, para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF).

Ainda, Joana solicitou à Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SEMULSP) que fosse realizada a limpeza pública e a drenagem do igarapé, que passa nas redondezas da comunidade Nova Vida. Até o momento, os órgãos competentes não deram respostas sobre as demandas solicitadas para a comunidade pela parlamentar, mas Joana firma um compromisso de ir até o fim pela população.

“Infelizmente, não tenho o poder da caneta, mas tenho a voz e, enquanto parlamentar, vou continuar cobrando e lutando para que as melhorias de infraestrutura, de limpeza pública e, também, o asfaltamento, cheguem o mais breve possível para a comunidade”, disse.

Luz de LED para a população

Na oportunidade, Joana anunciou a chegada das luzes de LED para os moradores da comunidade, com o objetivo de melhorar a segurança e trazer mais conforto para a população da comunidade. Juntamente com o diretor da Unidade Gestora de Abastecimento de Energia (UGPM – Energia), Robson Goiabeira, a parlamentar comemorou a modernização da iluminação a LED e, ainda, agradeceu à Prefeitura de Manaus.

“Quero agradecer ao prefeito Davi Almeida por trazer a iluminação de LED para a comunidade. Uma iluminação de qualidade aumenta a segurança e diminui a criminalidade, pois dificulta a vida daqueles que aproveitam da falta de luz para cometer crimes contra a vida de um cidadão inocente”, pontuou.

Título Definitivo de Propriedade

Ao final da reunião, a parlamentar defendeu a necessidade dos moradores obterem o título definitivo de suas terras, junto à Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) e, ainda, garantiu que vai entrar em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para verificar toda questão judicial e arqueológica da comunidade.

“Agradeço a recepção carinhosa da comunidade e trago um alerta sobre a questão de trazer a solução da entrega do título definitivo de vocês, moradores desta comunidade, não vendam e não permitam que alguém venha tirar o que é de vocês. Vou até a Defensoria Pública e ao Iphan para verificar esse documento o mais rápido possivel”, defendeu.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6196