IV Mostra de Dança Literária de escolas da prefeitura destaca a importância da leitura

Compartilhe:

Escolas da Prefeitura de Manaus transformam imaginação em arte na IV mostra de dança literária

Com o tema “A leitura que transforma o mundo: Ler é ganhar asas para sonhar, voar na imaginação para o Mundo transformar”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 26/9, a 4ª Mostra de Dança Literária, reunindo 25 creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da Divisão Distrital de Zonal (DDZ) Sul. O evento, que ocorreu na sede da Semed, no bairro Parque 10, zona Centro-Oeste da cidade, apresentou um verdadeiro espetáculo de diversidade cultural.

A mostra destacou a importância da leitura para estimular a criatividade, despertar a curiosidade e desenvolver habilidades como a alfabetização. Por meio da dança, as crianças foram imersas no universo literário, unindo arte e educação de maneira lúdica e envolvente.

As apresentações variaram desde clássicos literários até temas amazônicos, com misturas de ritmos e referências a super-heróis, proporcionando uma experiência única, que conectou as crianças à literatura e à arte de forma significativa e divertida.

Para o subsecretário de gestão educacional, Junior Mar, a 4ª Mostra de Dança Literária da DDZ Sul é uma ação significativa para o desenvolvimento das crianças de um a três anos.

“A gente fala sobre aprender brincando na educação infantil, e é isso que estamos acompanhando nesta mostra, pois aqui temos um espaço lúdico, as crianças pintam, desenham, dançam, mostram toda a sua expressão artística. Além disso, estamos trabalhando valores morais e éticos, desenvolvendo as habilidades necessárias para essa faixa etária. Para nós, é motivo de muito orgulho, e aproveito para parabenizar todas as professoras, assessores e profissionais envolvidos”, destacou o subsecretário.

Segundo a chefe da DDZ, Jeci Nascimento, a mostra tem grande importância para o desenvolvimento das crianças. “Esta é a quarta vez que participo deste evento, e é sempre emocionante ver como a literatura, associada à dança, pode transformar a visão de mundo dessas crianças, ampliando suas perspectivas e incentivando o amor pela leitura”, afirmou.

Entre as apresentações, a pedagoga do CMEI Paulinho de Brito, Patrícia Alencar, que trouxe a turma do 2º período, destacou o balé com o tema “Irmão Urso”, reforçando a importância da natureza e da família como pilares para a educação infantil. “A escolha do tema ‘Irmão Urso’ veio para mostrar às crianças a conexão que temos com a natureza e com aqueles que nos cercam. Queremos que elas entendam, desde cedo, a importância de cuidar do meio ambiente e valorizar as relações familiares”, comentou.

Outro destaque foi Ana Clara Peixoto, de 5 anos, aluna do 2º período do CMEI Márcio Souza, que participou vestida de arara. Sua apresentação, baseada no filme “Rio”, chamou a atenção para a preservação de animais em risco de extinção, conectando a imaginação literária com temas ambientais importantes. “Eu adoro araras! Elas são coloridas e lindas, mas algumas estão sumindo. Eu quero cuidar delas para que nunca desapareçam”, concluiu.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7189