Inova Ifam recebe Subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do MCTI

Compartilhe:

Na manhã da segunda-feira (13/05), o Polo de Inovação (Inova) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), recebeu a subsecretária de ciência e tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal, a professora doutora Tanara Lauschner.

A acolhida da subsecretária no Inova Ifam foi feita pelo diretor do Polo, professor José Josimar Soares, acompanhado do reitor do Ifam, professor Jaime Cavalcante Alves; do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Instituto, professor Paulo Henrique Rocha Aride e os diretores da capital, do diretor do Campus Manaus Centro, professor Edson Valente Chaves; do diretor do Campus Manaus Zona Leste, professor David Washington Freitas Lima e do diretor do Campus Manaus distrito Industrial, representado pelo professor Mikael Moisés Pires Lindoso, além de membros da direção do Inova Ifam: professor José Fábio de Lima Nascimento, diretor Administrativo e Financeiro; professora Micila Sumária Medeiros Pereira, coordenadora de projetos; professor Marlos André Silva Rodrigues, coordenador de Novos Negócios e o professor Daniel Rocha, coordenador do Núcleo de Bioeconomia.

O diretor conduziu a apresentação do Inova na sala de reuniões do Polo explanando sua abrangência, atuação e missão. “Nossas ações estão baseadas nas linhas da Embrapii e da Lei Geral de Informática. Temos bons pesquisadores no Ifam em todas as calhas dos rios no Amazonas”, declarou o diretor Dr. José Josimar Soares que lembrou da ampliação do Polo, em 2023, com a unidade no Campus Manaus Leste, o BioInova e este ano criando o Núcleo de Bioeconomia do Polo, além da expansão do Polo para o Campus Manaus Centro, com o InovaTEC. Em seguida, o prof. Marlos Rodrigues falou brevemente das instalações físicas do Inova Ifam e seus laboratórios e o prof. Daniel Rocha deu ênfase na área de bioeconomia. Ambos apresentando projetos desenvolvidos no Inova Ifam.

A subsecretária, Tanara Lauschner, aproveitou a presença do reitor, prof. Jaime Cavalcante e trouxe novidades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com abertura, em breve, de novos editais para ação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de aplicação específica na Amazônia com abrangência para Empresas instaladas na região, Formação e Capacitação de unidades da Embrapii, Redes de Pesquisa na Amazônia e Cooperação Internacional com países da Pan-Amazônia. “Esperamos que com todos esses editais possamos fomentar iniciativas diferenciadas em pesquisa e inovação na região amazônica”, enfatizou a subsecretária.

A direção do Polo, acompanhou a subsecretária Tanara Lauschner em uma visita guiada pelas instalações do Inova Ifam. O primeiro local visitado foi o Laboratório de Ensaios Mecânicos (Lemas). O segundo ponto de parada foi o Laboratório de Convergências Digitais (Labcondig) e em seguida, o Laboratório de Robótica Industrial (LRI).

Por fim, a visita foi concluída no Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCN) e o coordenador professor doutor Lizandro Manzato apresentou as dependências deste laboratório que é ligado ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) do MCTI. “Além de caracterização de materiais em escalas nanométricas, trabalhamos com inovação na área de alimentos, neste laboratório que é multiusuário onde, além dos estudantes do Ifam, recebemos estudantes da UEA, INPA e UFAM”, enfatizou o coordenador Manzato.

Fotos: Edney Manauara (em anexo)

___________________

Edney Santos Mendonça (Edney Manauara)

Jornalista DRT nº 001751/AM

Setor de Comunicação do Polo de Inovação do Ifam (INOVA IFAM)

WhatsApp: (92) 98535-2662

e-mail: edney.mendonca@ifam.edu.br

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409