I Encontro do Grupo AMT consolida avanços na gestão educacional e destaca resultados concretos nos municípios do Amazonas

Compartilhe:

Manaus (AM) – Realizado nos dias 21 e 22 de janeiro, no Tropical Executive Hotel, em Manaus, o I Encontro do Grupo AMT – Gestão Pública em Educação: Estratégias para Fortalecer as Redes Municipais e seus Resultados reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, gestores e equipes técnicas de diversas regiões do Amazonas. O evento marcou um momento estratégico de alinhamento, troca de experiências e apresentação de soluções inovadoras para o fortalecimento das redes municipais de ensino.

Promovido pelo Grupo AMT Consultoria, formado pelas empresas AMT Assessoria, Educa Rios Assessoria e Malu Finanças, o encontro evidenciou resultados concretos alcançados nos municípios assessorados pelo grupo, que atualmente atua em mais de 50% dos municipios do estado do Amazonas, especialmente nas áreas de gestão educacional, planejamento, execução financeira e melhoria dos indicadores de aprendizagem.

Um dos momentos mais emblemáticos do evento foi a presença do prefeito do município de Careiro da Várzea, que fez questão de participar do encontro e dialogar diretamente com os gestores em formação. Durante sua fala, o prefeito anunciou o pagamento do abono aos professores da rede municipal, conquista viabilizada após a reestruturação da gestão educacional e financeira do município.

“A presença do prefeito de Careiro da Várzea no evento reforça a credibilidade que o Grupo AMT construiu ao longo de oito anos de história. Ele deixou muito claro que esse avanço só foi possível após a entrada da nossa assessoria. Antes, o município não conseguia sequer pagar o piso nacional do magistério. Hoje, conseguimos estruturar uma carreira valorizada e, mesmo assim, ainda houve sobra de recursos do Fundeb para o pagamento do abono aos professores”, destacou Assis Bentes, CEO do Grupo AMT.

Segundo Bentes, esse não é um caso isolado.

“Essa realidade se repetiu na maioria dos municípios assessorados pelo Grupo AMT. Nosso trabalho vai além do cumprimento técnico das normas: ele gera impacto direto na valorização dos profissionais da educação e na melhoria da qualidade do ensino”, afirmou.

Durante o encontro, o Grupo AMT também apresentou sua atuação integrada. A AMT Assessoria atua na gestão técnica, prestação de contas, captação de recursos, execução de obras federais e orientações junto ao FNDE. Já a Educa Rios Assessoria tem foco direto no melhoramento dos indicadores educacionais, como IDEB e SAEB, por meio de assessoria pedagógica estruturada e baseada em evidências.Malu Lira palestrou sobre a importância da leitura e da educação financeira desde a infância. Por meio da Editora Fada Madrinha e do Programa Malu na Escola, apresentou uma proposta que une inovação educacional e financeira, com materiais didáticos disruptivos, alinhados às necessidades do ensino contemporâneo.

“Estamos falando de um grupo que pensa a educação de forma sistêmica. Produzimos materiais que valorizam a identidade amazônica, desenvolvidos por escritoras da região, como as doutoras e pesquisadoras Flora Mar e Luciene, que já lançaram a coletânea Amazônia nas escolas voltada à alfabetização e letramento, e à valorização cultural do nosso povo”, reforçou Assis Bentes.

A programação do evento incluiu debates sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE 2025–2035), Escola em Tempo Integral, VAAR, ICMS Educação, além de um Painel Nacional sobre Tecnologia na Educação, que apresentou o Agente de Inteligência Artificial da Educa Rios, ferramenta desenvolvida para apoiar redes municipais no planejamento pedagógico, gestão educacional e implementação da BNCC Computação.

“Vivemos um novo momento para a educação do Amazonas. Por muitos anos, o estado figurou entre os piores indicadores de alfabetização e IDEB do país. Este encontro foi pensado justamente para mudar essa realidade, compartilhando experiências já validadas, como a palestra conduzida pelo professor Herbert Lima, ex-secretário de Educação de Sobral e referência nacional em gestão de qualidade. “Agora, o nosso desafio é adaptar essas experiências à nossa realidade regional”, concluiu o CEO do Grupo AMT.

Ao promover integração, cooperação e formação estratégica, o I Encontro do Grupo AMT se consolida como um marco na preparação dos municípios amazonenses para os desafios da gestão educacional contemporânea e para a construção de políticas públicas mais eficientes, seguras e orientadas a resultados.

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 8524