Hemoam alerta para estoque baixo de sangue durante feriado

Compartilhe:

Nos últimos dias, o Hemoam registrou queda nas doações e alerta para a tendência de esvaziamento de doadores no decorrer da semana

Tendo em vista o feriado da Semana Santa, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) alerta para a possibilidade de estoque baixo, nos próximos dias, e convoca doadores de sangue para comparecerem ao hemocentro para doação.

“A Semana Santa representa um momento ainda mais delicado para o nosso estoque porque quem escutou nosso chamado e compareceu no período de Carnaval para doar, ainda não está apto a retornar devido ao intervalo necessário entre as doações. Então precisamos de mais pessoas para “cobrir” essa falta e pedimos com carinho para que você venha e realize esse gesto de solidariedade nesse feriado que para muitos significa renovação da vida”, declara a gerente da Captação de Doadores, Nívia França.

Para ajudar a manter os estoques regulares nos próximos dias, o Hemoam terá funcionamento especial no setor de doação. A coleta na sede do Hemoam funcionará das 7h às 18h até a quinta-feira (28/03). Na sexta-feira santa (29/03) não funcionará. No sábado (30/03) o hemocentro retorna as atividades e estará aberto das 7h às 18h. O Hemoam está localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

Dessa forma, o Hemoam busca conseguir manter os níveis seguros de sangue tendo em vista que existe a tendência para a demora do retorno de doadores após o feriado, cuja média de comparecimento deve ser no mínimo de 250 doações/dia.

O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

Requisitos

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (CIN, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

FOTO: Rafael Marques/Hemoam

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6409