Governo do Amazonas vistoria futura escola técnica de Gás e Energia do Cetam de Silves e destaca desenvolvimento para a região

Compartilhe:

A escola estadual Agobar Garcia será transformada na sexta unidade do Cetam no interior do estado

O Governo do Amazonas realizou, nesta quarta-feira (12/04), uma visita técnica às obras de readequação da Escola Estadual Agobar Garcia, no município de Silves (a 240 quilômetros de Manaus), que será a futura Escola de Formação Técnica de Gás e Energia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O Governo também reafirmou a parceria com a empresa Eneva – maior operadora privada de gás natural em terra do Brasil e que está explorando o chamado Campo do Azulão – ao visitar suas instalações na sede do município, e com Prefeitura de Silves, para a formação de profissionais, para o fortalecimento de outras frentes e o desenvolvimento do interior do estado.

“Itapiranga, Itacoatiara, Silves é uma região que vai ser um modelo a ser replicado no resto do Estado em que você tem investimentos privados que vão adensar toda uma cadeia econômica dos prestadores de serviço, contratação direta e indireta das pessoas que vivem no município de Silves”, pontuou o vice-governador, Tadeu de Souza, que reforçou o compromisso desta gestão com a economia.

“É um compromisso do Governo Wilson Lima de desenvolver outras cadeias econômicas dentro do estado do Amazonas, beneficiando e aumentando a qualidade de vida do povo amazonense”, completou.

Segundo a empresa, serão elaboradas estratégias em conjunto com o Governo do Estado para evitar a evasão de estudantes em treinamento, o que pode incluir a oferta de bolsas de estudo e apoio com alimentação para estudantes de baixa renda, além da realização de palestras, visitas e aulas práticas para integrar os estudantes ao mercado.

“Nós chegamos no Amazonas com o primeiro projeto para transformar o gás, aqui, em estado líquido e poder enviar para Roraima. No ponto final deste projeto, teremos um complexo de quase 1 giga, aqui, instalado no interior do Amazonas. O Amazonas será exportador de energia e, ainda, com um projeto perene, perpétuo de exploração de hidrocarboneto”, disse o diretor de relações externas da Eneva, Damian Popolo.

Além do Governo do Estado e da empresa Eneva, a Prefeitura de Silves irá prover apoio logístico aos estudantes de comunidades ribeirinhas que cursarão o treinamento oferecido.

“Eu só tenho a agradecer. Agradecer ao Governo do Estado, ao Governador Wilson Lima e à empresa Eneva, que está investindo do município de Silves, acreditando no nosso potencial, no potencial da juventude de Silves em conquistar mais espaço no mercado de trabalho”, disse o Prefeito de Silves, Paulino Grana.

Cetam

Atualmente, o Cetam de Silves atende 280 alunos nos cursos de: técnico em Petróleo e Gás (45 em duas turmas), Segurança do Trabalho (21), Eletrotécnica (30), Florestas (28), Enfermagem (36) e qualificação profissional em Agente de Portaria (25), Assistente Administrativo (25), Operação em Logística (25), Almoxarife (25) e Auxiliar de Contabilidade (20).

A escola Agobar Garcia será a sexta unidade própria do Cetam no interior do Amazonas e a segunda a ser entregue pelo governo Wilson Lima. Ao final das obras, a previsão de atendimento será de aproximadamente 1.200 alunos por oferta.

“É uma ótima oportunidade para gente como aluno, porque a gente nunca teve isso. Silves nunca foi tão vista assim e é uma oportunidade única. Com polo próprio do Cetam vindo para cá, eu creio que vai dar muita facilidade e muita abertura também. Há muito tempo o Cetam já estava aqui no município, eu acho que agora pode ter mais salas de aula, então vai ter mais cursos para outros alunos”, disse Gabriele Oliveira, 21, aluna do curso de petróleo e gás.

A unidade educacional sai da gestão da Secretaria de Educação e Desporto e passa ao controle do Cetam, que será o responsável pela readequação estrutural para atender cursos de educação profissional e tecnológica. Os cursos ofertados terão carga horária mínima de 800 horas, concluídos em dois semestres.

A escola dispõe de bloco administrativo, formado pela diretoria, secretaria, sala de professores, cozinha e depósito. Já o bloco pedagógico é composto por 12 salas de aulas tradicionais e uma biblioteca. Além disso, existem espaços comuns formados por cantina, banheiros e áreas de convivência.

“É sempre a determinação do nosso Governador Wilson Lima que nós levemos oportunidades principalmente aos municípios do Amazonas. Hoje a empresa está importando trabalhadores de outros municípios, inclusive de Manaus, e o objetivo é que sejam trabalhadores dos cursos oriundos de Silves, dessa nova escola que nós iremos implantar”, disse a diretora-presidente do Cetam, Hellen Matute.

FOTOS: Alex Pazuello e Lucas Silva

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7511