Fuham participa de capacitação em hanseníase para profissionais da Semsa

Compartilhe:

As aulas incluíram prevenção a incapacidades físicas causadas pela doença

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está participando da capacitação de médicos e enfermeiros, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O Curso Básico em Hanseníase para a Atenção Primária tem como objetivo capacitar 100 profissionais da Semsa, até o final do primeiro semestre deste ano.

A primeira turma, reunida no período de 10 a 17 de abril, na Sala de Reunião da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), situada no bairro da Paz, Zona Oeste, contou com a participação de 25 profissionais e a Fuham, parceira da Secretaria, participou com a servidora Alexandra de Freitas Costa que ministrou duas aulas sobre prevenção de incapacidades.

A servidora Alexandra Costa é a atual responsável pela Gerência de Prevenção de Incapacidades da Fuham, setor que atende pacientes de hanseníase para prevenção de disfunções geradas pela hanseníase e reabilitação, quando necessária.

Fisioterapeuta de formação, a profissional abordou em suas aulas a prevenção de incapacidades físicas e o autocuidado, primeiramente com olhos, mãos e pés; destacando a importância de identificar as principais incapacidades relacionadas à hanseníase e sua prevenção.

Além deste tema, os profissionais participantes do curso recebem informações sobre o manejo clínico da hanseníase e aprendem como fazer a detecção da doença e avaliação de pacientes, fortalecendo a rede de saúde para combate à doença.

Fotos: Divulgação/Semsa

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7511