As ambulanchas com os profissionais saíram da Ilha Tupinambarana com os imunizantes da fabricante Pfizer, que serão aplicados em adolescentes de 12 a 17 anos. O foco da campanha são os adolescentes que ainda não tomaram a primeira dose da vacina.
Também serão utilizadas vacinas da marca Astrazeneca, voltadas para a segunda dose da população acima de 18 anos. Durante a ação, serão atendidas as comunidades de Mocambo, Caburi, Valéria, Uaicurapá, Tracajá, Jacu, Maranhão, Zé Açu, Saracura e Limão.
O prefeito Bi Garcia frisou que o avanço na vacinação possibilita retomar a vida à normalidade, o que já pode ser percebido pelos alunos que estão de volta às escolas e ao comércio mais aquecido. “De certa forma, estamos voltando à normalidade. Durante a pandemia, vivemos dias difíceis, mas nunca perdemos a esperança de que tudo ficaria bem com todo o trabalho conduzido pelo corpo técnico em Parintins, totalmente baseado na ciência. Investimos pesado no nosso sistema de saúde e, no Amazonas, Parintins é referência no combate à Covid-19”, destacou o prefeito.
Dados oficiais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) apontam que Parintins é o município do interior do Estado com população acima de 60 mil habitantes mais avançado no esquema vacinal contra a Covid-19, com quase 70% dos parintinenses vacinados com a segunda dose. No ranking regional, o município é o sexto do Amazonas na cobertura das duas doses.
Foto: Márcio Costa