Festival de Parintins 2024: Polícia Militar do Amazonas embarca tropa que vai reforçar a segurança do evento

Compartilhe:

Mais de 650 policiais militares atuarão antes, durante e pós evento

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) embarcou, no início da manhã desta segunda-feira (24/06), um efetivo de mais de 500 policiais militares com destino a Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A tropa irá reforçar o policiamento ostensivo antes, durante e após a 57ª edição do Festival de Parintins 2024, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Entre o efetivo empregado no policiamento da Ilha Tupinambarana estarão policiais militares que possuem fluência em línguas estrangeiras, entre elas inglês e espanhol.

A tropa de Manaus conta com a atuação de PMs do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e Unidades Administrativas da instituição. Também estão entre o efetivo mais de 80 alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel Neper da Silveira Alencar (APM).

O comandante da operação, tenente-coronel PM Freitas, ressaltou que a PMAM reforçará o policiamento com patrulhamento de rotina em diferentes áreas daquele município, além do policiamento em pontos estratégicos, como serviço interno no Turistódromo, na Festa dos Visitantes, bem como nas três noites do festival.

Os tipos de policiamentos empregados na ação policial são: Policiamento Ostensivo Geral (POG) a pé, motorizado com veículos de quatro e duas rodas, especializado, de trânsito, ciclístico, turístico e monitoramento com drone.

“A orientação que a gente tem do Alto Comando é que, a partir de terça-feira, que é quando vamos chegar lá, faremos o lançamento da Operação, no final da tarde, e, a partir desse horário trabalharemos de forma ininterruptamente nas mais diversas modalidades”, disse o tenente-coronel Freitas.

De acordo com o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, no município de Parintins serão disponibilizados pontos de visibilidade da instituição, por meio de barracas, para promover maior interação com moradores e visitantes da Ilha Tupinambarana.

“As barracas já são uma utilização nossa na capital. É uma estratégia que vem sendo utilizada pela Polícia Militar desde que o festival retornou presencialmente, após a pandemia. As barracas são importantes porque elas trazem um ponto de visibilidade para as pessoas que precisam da polícia”, explicou o subcomandante.

Efetivo total em Parintins

A Polícia Militar do Amazonas irá atuar com mais de 650 policiais militares antes, durante e pós evento Festival de Parintins 2024. Os mais de 500 PMs de Manaus irão reforçar o policiamento junto aos 118 PMs que já atuam no 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município e o efetivo de 35 policiais militares destacado para Parintins por meio da Operação Protetor das Fronteiras, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Policiamento em Manaus

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta manhã, no Porto de Manaus, bairro Centro, zona sul de Manaus, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Vinicius Almeida, destacou que a capital amazonense não sofrerá nenhuma alteração no policiamento.

“Quanto a Manaus, queremos tranquilizar a população, uma vez que todo planejamento feito pela Polícia Militar parte da premissa que a maior parte do efetivo que está sendo deslocado para Parintins, faz parte dos quadros administrativos da instituição, ou seja, o grosso da parte operacional permanece em Manaus, contando, ainda com reforço de operações”, disse o secretário.

Segurança e Cultura

O chefe do departamento de Literatura, representando a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Antônio Auzier, também participou da solenidade de embarque da tropa e, na ocasião, parabenizou o trabalho desempenhado pela corporação no evento.

“O trabalho da Polícia Militar, junto com a Secretaria de Segurança, é primordial porque mostra a tranquilidade que os turistas terão. Nós ficamos muito tranquilos com a atividade desenvolvida pela Segurança Pública, pela Polícia, então queremos parabenizar pela organização, pela logística, que é complicada e a execução do trabalho proposto pela polícia”.

Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins

A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554 do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), (92) 98842-1769 da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha.

FOTOS: Michel Pereira / PMAM

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6535