FCecon lança manual de cuidados para pacientes que usam sondas de alimentação

Compartilhe:

O material é voltado a profissionais de saúde, pacientes e seus cuidadores

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) lançou, nesta terça-feira (06/08), um manual para pacientes que utilizam sonda de alimentação. O lançamento ocorreu durante a abertura da 13ª Jornada de Iniciação Científica da FCecon, que ocorre até 12 de agosto.

O manual foi desenvolvido pela bolsista e acadêmica de medicina Ana Paula Guimarães, dentro do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), programa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que incentiva e fomenta iniciativas científicas.

A estudante teve a orientação das servidoras da FCecon, cirurgiã de cabeça e pescoço Maria Carolina Xavier, e cirurgiã-dentista Lia Mizobe Ono.

Sonda

O câncer pode dificultar o ato de engolir alimentos, especialmente quando a doença afeta a região da boca, garganta e esôfago. Nesses casos, o paciente utiliza a chamada sonda nasogástrica, um tubo flexível colocado pelo nariz, que chega ao estômago.

Por esta sonda, o paciente realiza alimentação, hidratação e administração de medicamentos.

Cuidados

Segundo Lia Mizobe, o material criado na FCecon possui informações sobre o que é uma sonda de alimentação, os cuidados a serem tomados com ela para evitar complicações, como administrar medicamentos e alimentos através dela e em quais casos o paciente deve procurar uma unidade de saúde.

O manual é voltado tanto aos profissionais de saúde que queiram fornecer um material de ilustração para os pacientes, quanto aos pacientes e seus cuidadores.

“O objetivo foi criar um manual que pudesse orientar os pacientes e cuidadores de pacientes que fazem uso de sonda de alimentação. Utilizamos figuras ilustrativas para o fácil entendimento do público-alvo”, disse Ana Paula Guimarães.

O material será disponibilizado aos profissionais da FCecon na forma impressa. Também será disponibilizada a versão digital via QR Code.

FOTOS: Graziela Silva/FCecon

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7505