Fapeam recebe representantes da ANPG para discutir demandas da pós-graduação no Amazonas

Compartilhe:

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta quinta-feira (12/9), a visita de representantes de cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e da Associação Nacional de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas (ANPG). A reunião ocorreu na sede da Fapeam, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, com objetivo de ouvir as demandas relacionadas à associação e sobre a política de incentivo à pós-graduação.

Participaram da reunião a diretora técnico-científica da Fapeam, Marcia Irene Mavignier, a chefe do Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas, o presidente da ANPG, Vinicius Soares, além das representantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Eliane Santos Almeida (Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido – PPG-ATU) e Alessandra de Araújo Rodrigues (Programa de Pós-Graduação em Ecologia – PPG-Eco), dos representantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jander Ramires Rodrigues da Silva (Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico – PPGet), Cleuton Arruda Fernandes e Rebeca Cardoso da Silva (Associação de Pós-graduandos – APG/Ifam), do representante do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Eric Fabrício Marialva dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro – PPGBio-Interação), dos representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Larissa Sousa da Silva e Christopher S. da Rocha (APG/Ufam), e do representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ricardo Miranda.
Na ocasião, a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene, enfatizou a importância da interlocução entre estudantes da graduação e da pós-graduação nos grupos de pesquisa, e destacou o Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação, com recursos oriundos do tesouro estadual.

A iniciativa apoia, com bolsas de mestrado e doutorado, e auxílio-financeiro, as instituições localizadas no Amazonas, que desenvolvem programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De 2019 a 2024, a Fapeam já concedeu mais de 5 mil bolsas destinadas para estudantes de mestrado e doutorado no Amazonas.

Texto e Fotos: Kevin Moraes / Decon Fapeam

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7189