Espetáculo amazonense ‘As Cores da América Latina’ é indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro

Compartilhe:
Assinada pela Panorando Cia e Produtora, a produção concorre à categoria ‘Destaque Nacional’, inédita nesta edição.
O espetáculo amazonense ‘As Cores da América Latina’ é indicado ao  34º Prêmio Shell de Teatro. Assinada pela Panorando Cia e Produtora, a produção concorre à categoria ‘Destaque Nacional’, inédita nesta edição e com o objetivo de ampliar as chances de visibilidade para espetáculos de todo o país. O anúncio da premiação será nesta terça-feira, 12 de março de 2024, em São Paulo.
É a primeira vez que o Amazonas está entre os finalistas da premiação nacional que reconhece os melhores profissionais da classe teatral. Além do espetáculo amazonense, a categoria ‘Destaque Nacional’ tem indicados da Bahia, do Paraná e de Minas Gerais.
Fábio Moura, diretor da Panorando Cia e Produtora, comemora a indicação do espetáculo que envolve uma intensa pesquisa sobre expressões artísticas, como dança, teatro e circo.
“Ficamos completamente extasiados! É o principal prêmio das artes cênicas no Brasil, e pela primeira vez, criaram uma categoria para reconhecer os principais espetáculos estreados em todo o país em 2023. Essa indicação representa muito também porque reafirma o caminho que estamos seguindo explorando as fronteiras entre a Dança e o Teatro, a cultura popular e a cena. Então além do espetáculo em si, a nossa pesquisa geral também tem sido reconhecida e valorizada”, afirma.
Artistas da Panorando vão participar da solenidade de entrega do 34º Prêmio Shell de Teatro, nesta terça-feira, 12 de março de 2024, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
As Cores da América Latina
O espetáculo é inspirado em três manifestações culturais latino-americanas: Fiesta de la Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e Cavalo-Marinho (Brasil). Os artistas performatizam envolvendo expressões artísticas, como dança, teatro e circo. A estética visual marca por suas cores fortes e vibrantes, e os personagens usam máscaras de Fofão – figura do tradicional Carnaval Maranhense.
A Panorando já levou o espetáculo a conceituados eventos artísticos, entre eles: 14º Festival Amazônia Encena na Rua (Porto Velho/RO), 31º Festival de Inverno de Garanhuns (Pernambuco/RE), 11º Festival Amazonas de Dança (Manaus/AM) e 17º Festival de Teatro da Amazônia (Manaus/AM).
Recentemente, o espetáculo realizou uma circulação com apresentações gratuitas em praças, parques e espaços alternativos de Manaus. Os artistas levaram a arte e interagiram com o público na Fundação Doutor Thomas,  Parque Ponte dos Bilhares, Praça do Manoa, CSU do Parque 10 e Praça do Leme (Compensa).
Corpo Artístico
O espetáculo ‘As Cores da América Latina’ tem a direção geral de Fábio Moura e a coordenação artística de Talita Menezes. Carol Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Talita Menezes e Reysson Brandão são bailarinos e responsáveis pela produção.
Panorando Cia e Produtora
Fundada em 2016, a Panorando Cia e Produtora integra profissionais das artes em Manaus. Desde 2017, o grupo atua como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro.
A companhia também conta com o Espaço Flow, situado no Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus. No espaço são ofertados cursos para diversos públicos, especialmente na área da dança.
Para o ano de 2024, a Panorando prepara uma intensa programação com uma circulação do espetáculo ‘Sodade’, em três cidades do Amazonas; nova edição do ‘Festival 5 Minutos em Cena’; e estreia do espetáculo “Aboio”, que se inspira na figura do Boi no Brasil.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Fotos: Divulgação.
Atenciosamente,
—————-
Edilene Mafra (jornalista responsável)
Jornalista (DRT/AM 1232) /  Radialista (DRT/AM 1240)
AMAZON MEDIA
(92) 99291-9909
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6397