Encontro sobre Clima e REDD+ reúne autoridades climáticas indígenas

Compartilhe:

Promovido pela parceria entre Coiab e Ipam, o encontro é voltado a discutir os mecanismos de remuneração para os grupos que mantêm as florestas preservadas

Com o avanço das discussões sobre as mudanças do clima, as formas de remuneração de quem já mantém a preservação da floresta também entram em pauta. No Brasil, os povos indígenas ocupam 13,8% do território nacional, e 22,6% da região amazônica. Em média, os territórios indígenas  apresentam as menores taxas de desmatamento do país, o que incide diretamente no enfrentamento aos efeitos da mudança do clima.

A partir disso, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), com apoio do Fundo de Defesa Ambiental (EDF) e do Vozes pela Ação Climática Justa (VAC), promove o Encontro sobre Clima e Mecanismo de REDD+ para Povos Indígenas da Amazônia, entre os dias 24 a 27 de janeiro, no Centro Cultural Povos Floresta, em Manaus – AM.

Com a participação de autoridades climáticas indígenas dos nove estados da Amazônia, da Rede de Advogados Indígenas da Coiab e da Rede de Jovens Comunicadores da Coiab, o encontro tem o intuito de construir, aprimorar e multiplicar saberes e conhecimentos sobre mudanças climáticas e o mecanismo de REDD+.

Dentre as autoridades do clima, participam do evento o coordenador-geral da Coiab, Toya Manchineri, a chefe do departamento de Meio Ambiente do CIR, Sineia do Vale, a liderança do povo Arara, Francisca Arara, os pesquisadores do Ipam, Martha Fellows e Eugênio Pantoja, o assessor técnico da Aliança Global e membro do caucus indígena sobre mudança climática na UNFCCC, Juan Carlos Jintiach e, o diretor de políticas para florestas tropicais do EDF, Steve Schwartzman.

Este encontro faz parte de um processo de formação continuada de representantes indígenas visando contribuir para o seu protagonismo, incidência política, conhecimento técnico e participação efetiva na agenda de mudança do clima.

REDD é a sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal. É um mecanismo que remunera aqueles que mantêm as florestas de pé, e com isso,  evitam as emissões de gases de efeito estufa associadas ao desmatamento e degradação florestal. O REDD+ inclui atividades de conservação e manejo sustentável das florestas.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)

Isabel Babaçu – (99) 98184-8583

Gerência de Comunicação (contato geral) – (92) 98419-3086

comunicacao@coiab.org.br

Assessoria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)

Marcelo Freitas – (61) 99964-2598

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 7904