Manaus (AM)- No próximo dia 23 de outubro (quinta-feira), véspera do feriado em celebração ao aniversário de 356 de Manaus, ocorre o Encontro de Contadores de Histórias do Amazonas.
O evento faz parte do projeto ‘Aglomeração Literária: PalavrArtes em Move-Mente’, idealizado pelo coletivo de Arte e Cultura Amazonense Alegriah, que irá acontecer no auditório da Escola Normal Superior (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, 2470, Chapada, de 09:00 às 16:00, com acesso gratuito.
Impacto social, cultura e educativo
Como parte das contrapartidas de impacto social, cultural e educativo do projeto, duas escolas da rede municipal de ensino foram convidadas a participar, como público, do Encontro de Contadores de Histórias, são elas: Escola Municipal Dr Paulo Pinto Nery e Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro. Dentre as atividades previstas para o período da manhã e da tarde estão: apresentações artísticas e musicais, oficinas e rodas de conversa.
Sobre o projeto
O projeto ‘Aglomeração Literária’ conta com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Conselho Estadual de Cultura (CONEC), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Associação de Escritores do Amazonas, Grupo Formas em Poemas, e tem por objetivo principal, o fortalecimento da expressão artística, da escuta sensível e da valorização das narrativas (auto) biográficas no contexto Amazônico, através da realização de oficinas de contação de histórias e criação de poesia slam, em cinco municípios do Estado do Amazonas: Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva, Novo Airão e Coari.
PROGRAMAÇÃO GERAL DO ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
Início: 9h – 9h30 Fala inicial sobre o projeto e agradecimentos
Apresentador: Deihvisom Caelum
9h30 – 11h30 Oficinas formativas de formas animadas, com a equipe do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA) -“CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E OFICINA DE PALITOCHE: TODA FORMA DE AMAR IMPORTA.” Em parceria com o projeto de extensão Teatro Lambe Lambe.
Oficineiros: Estudantes do curso de teatro da UEA
Escola Convidada: E.M Dr Paulo Pinto Nery
ENDEREÇO: Rua Acari, s/n º – Jorge Teixeira, Manaus – AM, 69088-767
Almoço
Retorno às 13h00
Intérpretes de Libras: Lilianne Araújo e Caroline Rhodis
Início: 13h15 – 13h20 | Vozes que encantam – Com o cantor Magno Fre’sil
13h20 – 14h20 Roda de conversa “Territórios que se contam”
(Histórias que brotam das florestas, rios, comunidades, memórias, escolas, mundos)
Mediação: Jackeline Monteiro
Convidados: Profª Dra. Evany Nascimento, Richardson Vieira, Ana Maria e Lúcia Santos
Escola Convidada: Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro
*ENDEREÇO:*Rua Benjamin s/nº Com. Aliança com Deus – Cidade de Deus,
14h20 – 14h45 | Corpos que Encantam
Apresentação de contação de história com formas animadas, com estudantes do curso de Teatro da UEA Espetáculo composto por 4 cenas.
Cena 1 – O monstro que nós criamos
Cena 2 – O conto do curumim e o mundo sem cor
Cena 3 – Sombra do Silêncio e Cena 4 – O começo de um novo mundo
14h45 – 15h45: Roda de Conversa “Infâncias que Inventam Mundos”
(Conversas sobre a contação de histórias como ponte entre gerações, educação e futuro).
Mediação: Vitor Lima
Convidados: Luciana Santos, João Vitor, Raimundo Brilhante, Neuriza Figueira, Victor Santos
15h45 – 16h – Encerramento “Plantando Eternidades”
MINI CURRÍCULOS DOS
CONVIDADOS RODA DE CONVERSA – TERRITÓRIOS QUE SE CONTAM
Mediadora: Jackeline Monteiro
Profª Dra. Evany Nascimento
Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2014). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Especialista em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (1999). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Artística e Metodologias do Ensino. Realiza pesquisa, consultoria e oficinas nas áreas de arte-educação, memória e patrimônio, história da arte, metodologia (pesquisa/estudo) e design urbano. Professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
Richardson Vieira
É maquiadora, Artista-educadora e cursa licenciatura em Teatro pela UEA. É Lambelambeira no projeto de extensão Lambe-Lambe (UEA).
Ana Maria
Manauara, oriunda de família ribeirinha, é mestranda pelo Programa de Pós- Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA). Entrelaça as vivências da da sua ancestralidade com os caminhos da filosofia da diferença, cultivados no grupo de pesquisa VIDAR em In-tensões, enquanto mergulha em leituras que exploram o feminino como força criativa e transformadora.
Lúcia Santos
Formada em Letras/Língua Portuguesa, mestranda em Educação em Ciências na Amazônia, pelo Programa de Pós- Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA). Compõe o grupo de Pesquisa Vidar em In-tensões.
Atualmente dirige uma escola de Educação Integral e Transformadora em Manaus, a Escola Municipal Professor Waldir Garcia/Manaus- AM, na qual assumiu em 1995 pelo PROSED- Processo Seletivo de Diretores, recebeu prêmio Itaú em 2017, Prêmio Nestlé em 2020, top 10 do prêmio educador nota 10 no ano de 2020 e o prêmio Território do Instituto Tomie Ohtake em 2022.
CONVIDADOS RODA DE CONVERSA – TERRITÓRIOS QUE SE CONTAM
Luciana Santos
Luciana Pereira Santos, 51 anos, atriz, diretora, dramaturga e fundadora do coletivo Bananas da Terra Professora atuante na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Professora na escola estadual Marcantonio Vilaça II pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Pesquisadora do Tambor de Crioula do Maranhão
João Vitor Costa Cordeiro
João Vitor é estudante de Pedagogia e atuou como mediador e estagiário de apoio escolar na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Desenvolve práticas educativas voltadas à inclusão, diversidade e educação infantil, com foco no acompanhamento de crianças com TEA e TDAH. Sua trajetória é marcada pela valorização das experiências corporais, afetivas e criativas das crianças, promovendo o aprendizado por meio de brincadeiras, natureza e imaginação. Também tem se dedicado a pesquisas sobre gênero, sexualidade e corporeidades na escola, relacionando suas vivências docentes à reflexão teórica
Raimundo Brilhante
Raimundo Brilhante é pesquisador e pedagogo infantil. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), possui pós-graduação em Coordenação Pedagógica e em Educação Infantil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de graduação em Pedagogia Empresarial pelo Centro Universitário Luterano de Manaus. Atua como pedagogo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus) e professor colaborador do curso de Pedagogia na UEA.
Tem experiência nas áreas de Educação Infantil, Musicalização Infantil, Mídias e Ensino a Distância para crianças pequenas, Coordenação Pedagógica, Ensino de Ciências em espaços não formais de aprendizagem, Educação Ambiental e Artes como recurso pedagógico.
Como escritor e músico, é autor de diversas obras infantis amazônicas, entre elas: GAMBOL e as Canções de um Jabuti (Editora Formas em poemas), O Processo de Aprendizagem das Crianças por Meio da Música e Elementos Sonoros em Espaços Educativos (Editora Moderna), e Aprendendo com o Professor Tracajá e as Abelhas sem Ferrão – Volumes 1 e 2 (Editora Fonte de Papel).
Victor Eduardo Santos Arcos
Professor e ator; Membro dos grupos de Teatro Bananas da Terra e Cupana Artes; Professor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED); Professor do CMPM- Marcantonio Vilaça II; Pesquisador em artes e educação; Pesquisador em Mediação Teatral.
Neuriza Figueira
Neuriza Figueira possui Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas, é colaboradora externa do Projeto de Extensão Leitores de Espetáculos Teatrais -LET desde 2023. É Atriz, Contadora de Histórias, Dubladora. Há nove anos, está no cenário artístico amazonense com trabalhos tanto no teatro quanto no audiovisual. Foi premiada no edital Zezinho Corrêa com o projeto “No Mundo Encantado dos Contos”. Integrou o Grupo de Teatro Experimental do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro de 2017 a 2023. Em 2022/ 2023 integrou o elenco de atores da Ópera Peter Grimes, diretor Pedro Salazar, também em 2023 integrou o elenco de atores da Ópera O Contractador de Diamantes, do diretor William Pereira; em 2024 atuou na produção do XVIII Festival de Teatro da Amazônia. Atua como avaliadora em festivais culturais em todo o estado, com principal participação nos municípios de Maués, Urucurituba, Santa Isabel do Rio Negro, Barreirinha e Manicoré.Em Manaus, foi avaliadora dos concursos individuais da Liga das Quadrilhas Juninas do Estado do Amazonas (LIQUAJUAM) concurso 2022
Serviço
O quê: Encontro de Contadores de Histórias
Quando: 23 de Outubro (Quinta-Feira)
Onde: Escola Normal Superior (UEA)
Endereço: Av. Djalma Batista, 2470 – Chapada, Manaus
Horário: 09:00 às 16:00
Acesso: Gratuito
Redes Sociais
@aglomeracaopoetica
@allegriahoficial