EaD: Saúde oferta curso sobre fluxo de atendimento e acompanhamento da Leptospirose

Compartilhe:

Com carga horária de 10 horas e certificado, o curso é totalmente on-line

A plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), oferece mais um curso em seu ambiente virtual. Dessa vez, a capacitação é voltada para o monitoramento da Leptospirose.

O curso Fluxo de Atendimento, Notificação e Acompanhamento de Pacientes Suspeitos ou Confirmada para Leptospirose tem a finalidade de capacitar profissionais da atenção primária e de vigilância epidemiológica dos municípios do Amazonas para atuarem no monitoramento dos casos de Leptospirose.

O curso foi elaborado pelo enfermeiro Diego Queiroz, responsável pelo monitoramento da leptospirose do estado na FVS-RCP; A gerente de Doenças Transmissíveis do DVE, Noelia Medeiros, comenta que o curso visa habilitar o profissional de saúde na identificação, notificação, solicitar exames e encerrar casos da doença.

“O profissional será capacitado para o monitoramento, identificação e notificação dos casos suspeitos de leptospirose e, em casos confirmados, no encaminhamento do paciente para atendimento na rede de saúde”, destaca Diego.

Elaborado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), por intermédio do Centro de Educação a Distância (CEAD) da FVS-RCP, o curso é realizado totalmente à distância e tem a carga horária de 10 horas, com certificado disponível para download após a conclusão.

Para a realização do curso, é necessário efetuar cadastro no ambiente virtual do CEAD, no endereço http://cead.fvs.am.gov.br:84/ utilizando um e-mail válido. Após a inscrição, o candidato irá receber uma mensagem de confirmação de sua inscrição.

Leptospirose

Leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; a penetração da doença ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas, agravo ligado diretamente ao saneamento básico.

EaD

O Centro de Educação à Distância (CEAD) da FVS-RCP está atuando desde novembro de 2018. Nesse período de tempo, já cadastrou mais de 8 mil alunos na plataforma. Atualmente, a plataforma conta com 20 cursos em diversas áreas da Vigilância em Saúde disponíveis de forma gratuita para a sociedade.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Legenda: Curso está disponível para profissionais da saúde e população em geral

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 5246