A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), aproveitou o tempo de discurso no grande expediente desta terça-feira (18), para homenagear aos médicos em todo o Brasil, pela passagem do seu dia. A deputada destacou a importância do profissional diante da sociedade e falou sobre suas propostas na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), com o objetivo de beneficiar a categoria e, consequentemente, proporcionar atendimento de qualidade à população amazonense.
A parlamentar, que é Presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam e médica dermatologista, trouxe uma mensagem aos colegas de profissão.
“Vejo a profissão médica como uma missão, um sacerdócio e a oportunidade de salvar vidas, cuidar, curar dores e aliviar sofrimentos. Hoje, quero de forma especial dar meus parabéns a todos e enfatizar a importância dessa homenagem, que é um reconhecimento ao trabalho daqueles que lutam diuturnamente, não somente médicos, mas, todos os profissionais da área da saúde, que formam um time em favor da saúde da população amazonense”, declarou a deputada.
Mayara aproveitou a oportunidade para enfatizar o trabalho realizado no Poder Legislativo em seu primeiro mandato em prol dos profissionais da Saúde.
“Aproveito para falar sobre nossos direitos como profissionais. Fui autora de emendas nesta Casa, para que se fizesse valer o que está descrito no Artigo 182-A, da Constituição do Amazonas, que discerne sobre a carreira médica. Eu discuti sobre isso ao longo do meu primeiro mandato e pretendo continuar. Sei o quanto é importante regionalizar a saúde, estabilizar médicos na capital e, principalmente, no interior, para que o paciente tenha um atendimento de qualidade na sua própria cidade, criando assim, um relacionamento médico-paciente, necessário para que o serviço ofertado esteja à altura.” explicou.
Sobre o reajuste salarial, Mayara chamou a atenção para a defasagem do teto da classe.
“Hoje, os médicos efetivos, que trabalham na Rede Pública estadual ou municipal, não ganham o que é preconizado pela Federação Nacional do Médicos (Fenam). O teto mínimo, que já foi estudado e considerado viável, não chega nem à metade do valor aprovado. Esse reajuste é uma conquista que a categoria tanto espera”, enfatizou.
Fechando seu pronunciamento, a médica tratou da indenização para afetados pela Covid-19 e seus dependentes, e pediu o apoio dos demais deputados para aprovação.
“Também apresentei, anteriormente, O Projeto de Lei n° 408/2022, que prevê o pagamento de indenização aos profissionais de saúde que se encontrem em incapacidade permanente e para dependentes de profissionais de saúde que perderam a vida em decorrência da pandemia de Covid-19. O projeto foi rejeitado na época, mas, hoje somos amparados pela Lei Federal n° 14128/2021, por isso, estou reapresentando a propositura e peço a atenção e o apoio dos nobres deputados, para que possamos valer, no estado do Amazonas, a valorização que esses profissionais e suas famílias merecem” finalizou, Dra. Mayara.