Do Quilombo se Fez Samba Raiz: encerramento da 3ª edição reúne alunos e sambistas no Quilombo de São Benedito, neste sábado

Compartilhe:
A terceira edição do projeto Do Quilombo se Fez Samba Raiz aconteceu no Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, no bairro Praça 14, entre os meses de abril e junho. O objetivo foi ensinar sobre a cultura do samba raiz, sua linguagem, função e execução dos principais instrumentos que compõem o ritmo.
Mais de 130 pessoas se inscreveram para participar da 3ª edição, que contou com intérpretes de libras e adaptação do espaço para receber pessoas com mobilidade reduzida. Entre os participantes, alguns alunos vieram de edições anteriores. Como é o caso de Jessica Ranna, que desde o início do projeto viu a oportunidade de aprender mais sobre samba raiz, cultura que sempre fez parte de sua vida.
“Fui criada no samba, mas nunca tive a oportunidade de aprender de fato um instrumento musical, no projeto eu vi essa oportunidade e eu optei pelo cavaco porque já tocava violão… A impressão que eu tenho é que os instrutores envolvidos são dedicados e passam mesmo o conhecimento musical, da vivência deles com o samba e conseguem transmitir isso de forma que fica mais fácil o aprendizado” disse Jessica.
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo de 2023, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, o projeto Do Quilombo se Fez Samba Raiz foi produzido por Rafaela Fonseca e contou com apoio da Caldo Negro Produções e da Associação Crioulas do Quilombo. Seis músicos estiveram à frente das aulas ensinando

sobre a história e execução dos instrumentos pandeiro, tantã, surdo, cavaquinho, banjo e violão.

“Nós ficamos orgulhosas de que as pessoas confiam no nosso trabalho. É satisfatório observar que essas pessoas vieram de outras edições acompanhando o trabalho porque sabem que é feito com responsabilidade com a questão da música”, destacou Rafaela.
Aula de Encerramento
A aula de conclusão da 3ª edição do projeto acontece neste sábado, a partir das 10h, no Quilombo Urbano de São Benedito, localizado na avenida Japurá, 1364, no bairro Praça 14. Na ocasião, os sambistas e instrutores do projeto tocarão alguns clássicos do samba raiz junto com os alunos.
Fotos: Jessica Oliveira
Serviço:
O quê: Encerramento do ciclo de oficinas de samba raiz no Quilombo de São Benedito
Onde: Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito
Endereço: Avenida Japurá, 1364, Praça 14.
Acesso: Gratuito.
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6397