// Por Anne Moura
Hoje o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, completa 43 anos de existência. Tenho muito orgulho de dizer que sou filiada há 19 anos, no maior partido de esquerda da América Latina e em um dos maiores partidos de esquerda do mundo. Tenho orgulho de ser dirigente nacional e de hoje estar à frente da Secretaria Nacional de Mulheres deste partido.
São mais de 2 milhões de pessoas filiadas no PT. Nosso partido tem uma das histórias mais bonitas desse país. Foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, reunindo líderes sindicais, religiosos, ativistas de esquerda e de movimentos sociais do país.
Há 43 anos, lá estava um homem que hoje é símbolo nacional de resistência e de liberdade. Nosso presidente pela terceira vez. Não tenho palavras para descrever a importância de Lula para o PT, e do PT para Lula.
Lutamos muito juntos e juntas. Foram mais de 5 anos, sempre de cabeça erguida, bradando por democracia, respeito e justiça. Comemorar essa data tendo Lula como presidente significa muito para todos e todas que sonhamos com a retomada da felicidade, da justiça social, da democracia e da dignidade.
Nós, as mulheres, estivemos articuladas em defesa da democracia, levantando nossas vozes e nossa força contra todo ódio e opressão que assombraram o nosso país. Unidas e diversas, ajudamos na construção de um governo que nos colocasse na centralidade das políticas públicas.
Nós, os povos originários, não descansamos um só instante na luta em defesa da natureza, do povo da floresta e da nossa diversidade, ainda que tenham tentado, infinitas vezes, nos calar.
Nós, o povo do Amazonas, sempre soubemos que nunca existiu, nem antes e nem depois dos governos do PT, um único governo que olhou para as nossas reais necessidades.
Parabéns a este partido tão potente, cheio de força, de coragem e de esperança. Este partido que me deu a possibilidade de sonhar com um mundo melhor para todos aqueles que vieram de onde eu vim. O Partido dos Trabalhadores vive! Cada dia mais plural, colorido e valente! Viva o PT! Viva a democracia!