Dia da Educação: Evasão escolar em áreas atendidas por programa educacional diminuiu 87% no Amazonas  

Compartilhe:

Jovens ribeirinhos e de bairros periféricos de municípios do Amazonas participam de aulas nos eixos de educação e cidadania

Promover a educação aliada à conservação ambiental e a cidadania faz parte da história da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que completa 15 anos de atuação em 2023. Por meio de iniciativas educacionais, a instituição contribuiu para a diminuição em 87% na evasão escolar, entre 2019 e 2022, em nove municípios que recebem as ações de educação e focam no acompanhamento para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes ribeirinhas da Amazônia.

As atividades são realizadas por meio do Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas da Amazônia (Dicara), que atende o público de 0 a 17 anos em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos do interior do Amazonas. São realizadas diversas ações nos eixos de Educação e Cidadania com o intuito de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, além do empoderamento desse público e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades já existentes.

No eixo de educação, são ministrados cursos de informática, música, liderança jovem, educação ambiental, empreendedorismo, artesanato, fotografia e vídeo, além de oferecer capacitação pedagógica para professores municipais do ensino regular.

 Na área de cidadania, as atividades incluem oficinas socioeducativas, práticas esportivas, visitas domiciliares, serviço socioassistencial e promoção de encontros, e congressos para a Juventude da Floresta.

Adriane Silva, 16 anos, participa há três anos das iniciativas. Para a moradora do município de Uarini, no Amazonas, a experiência dos cursos trouxe resultados significativos para a sua vida. “Tive a oportunidade de realizar cursos de informática e educação ambiental, onde nos ensinam como cuidar da comunidade e da natureza. O conhecimento que adquirimos nas aulas nos permite ensinar as pessoas das nossas famílias e amigos que nunca tiveram essa oportunidade, passando o conhecimento para a comunidade de como conservar o lugar onde vivemos”, afirma. 

“É um trabalho que gera muita alegria, principalmente quando acompanhamos a transformação que os projetos de educação da FAS promovem. Buscamos oferecer oportunidades para as crianças e adolescentes se desenvolverem, e que tenham seus direitos assegurados. É maravilhoso ver os bons frutos desse trabalho”, comenta Fabiana Cunha, gerente do Programa de Educação para Sustentabilidade da FAS.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7511