Descarbonização, IA, novos materiais e o futuro da construção civil em debate na Construnorte 2025

Compartilhe:

Em três dias, mais de 15 palestras levam conhecimento e informação ao público da maior feira da indústria da construção civil do Norte do país

Como descarbonizar a indústria da construção civil? Quais impactos da nova Reforma Tributária no setor e as últimas tecnologias em impermeabilização, pisos, pinturas e argamassas? Estes e outros temas vêm sendo debatidos nos dias 12, 13 e 14 de novembro na maior feira da indústria da construção civil do Norte do país: a Construnorte 2025, no Studio 5, em Manaus.

Além dos mais de 100 expositores que apresentam as principais novidades em produtos e matérias-primas, o público pode conferir uma extensa programação com 19 palestras e painéis. A realização é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM).

Uma delas é “Descarbonizar para Crescer – O Futuro Sustentável da Construção Civil no Brasil”, apresentado pela Dra. Lorë Kotínsk. Segundo ela, o setor é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa e cada tonelada de cimento libera entre 600 e 900 quilos de CO2 na atmosfera.

“Se o cimento é a principal matéria-prima da construção civil e ele libera isso tudo de gás-carbônico, a pergunta que fica é como a construção civil, que é responsável por mais de 34% de emissões de gases de efeito estufa na natureza, pode ser a líder na transição de sustentabilidade no Brasil?”, questionou Lorë Kotínsk. A especialista deu orientações aos empresários de como se adequar à legislação ambiental mantendo a produtividade.

Outro assunto importante foi “Os impactos da Reforma Tributária no setor da construção civil”, apresentado pelo presidente-executivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes.

Segundo ele, as novas regras da matriz de impostos do país, que substituiu cinco tributos (PIS, Confins, IPI, ISS e ICMS) pelo sistema IVA (ICS e IBS) vão impor mudanças na contabilidade da construção civil.

“A reforma tributária influencia de forma fundamental as atividades, o modelo de negócio das construtoras, incorporadoras e loteadoras daqui para frente. A gente vai sair de um modelo hoje que calcula o tributo sobre o faturamento e vai passar a calcular sobre chamada não cumulatividade, o que permite aproveitamento de créditos. Isso vai dar um impulso muito grande, por exemplo, na industrialização. Nós teremos a possibilidade de industrializar mais o processo construtivo, especialmente aqui em Manaus, por conta da Zona Franca”, reforçou Fernando Guedes.

Imóveis

A Construnorte tem sido uma grande vitrine para produtos, serviços e imóveis. Uma construtora, que iniciou recentemente as operações no mercado amazonense, está lançando seu primeiro empreendimento no bairro de Santa Etelvina na feira. Outras empresas do segmento de habitação oferecem vantagens para quem fechar contrato até esta sexta-feira.

“São novos produtos e serviços, novas tecnologias e formas de fazer e atuar na construção civil que estão chegando ao mercado no Amazonas e que nós, da Construnorte, colocamos a disposição do público. Somos mais que uma feira, somos um aglutinador de novas ideias na indústria da construção civil”, ressaltou Frank do Carmo Souza, presidente do Sinduscon-AM.

Entrada gratuita

A Construnorte 2025 tem entrada gratuita das 14h às 21h. Para garantir o passe livre, basta agendar QR-Code de inscrição no link abaixo. O credenciamento nos dias do evento também será ofertado: https://www.sympla.com.br/evento/construnorte-2025-a-maior-feira-da-construcao-civil-no-norte-do-brasil/3120632

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 8394