De dois carros ‘velhos’ a mais de cem veículos e aumento de efetivo; gestão David transformou Guarda Municipal de Manaus

Compartilhe:

Em LIVE, David Almeida lembrou do concurso público para Guarda Municipal e a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg)

A Guarda Municipal de Manaus (GMM) existe há 75 anos e operava em condições precárias. Com baixo efetivo, a Guarda possuía, antes da gestão David, apenas dois carros ‘velhos’, conforme pontuou o prefeito David Almeida (Avante), candidato à reeleição, durante uma LIVE transmitida em seu Instagram neste domingo (20/10). Em sua gestão, o número de veículos passou de cem, concurso público para novos guardas foi realizado, e foi criada uma Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg).

“Sempre estive ao lado da segurança pública, enquanto deputado estadual e governador interino, fiz a maior promoção da história das forças de segurança. Agora, como prefeito, reestruturei a Guarda Municipal”, disse o prefeito na live.

A gestão David adquiriu pistolas Taurus 9mm, munições, coletes de proteção, coldre, algemas e outros para uso da Guarda Municipal Armada, além de novos fardamentos e outros equipamentos.

“O que tínhamos era uma Guarda Patrimonial. Nós mudamos, equipamos a Guarda Municipal com uma emenda do senador Eduardo Braga que nos trouxe mais de R$ 10 milhões. Compramos armamento e equipamos a Guarda. Para ter uma ideia, a Guarda tinha dois carros velhos. Hoje, nós temos entre viaturas, quadriciclos, ônibus, micro-ônibus. São mais de cem veículos à disposição da Guarda Municipal”, disse.

Investimentos

O prefeito David Almeida criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg); realizou a capacitação dos 80 primeiros guardas municipais para a guarda armada; fez o concurso público com o ingresso de mais de 200 servidores. Com isso, a Semseg terá um efetivo de 600 guardas municipais.

“Estamos com curso de formação [da Guarda]. Serão mais de 200 guardas nos próximos meses, mais 150 agentes ano que vem, e até o final do nosso próximo mandato, teremos 1,5 mil guardas municipais em seis bases que vamos criar em Manaus, dando a nossa contribuição nos terminais, nas grandes feiras e nos grandes centros comerciais”, reforçou David.

Fruto da reestruturação, a convite da Superintendência Regional de Polícia Federal no Amazonas, a Guarda Municipal passou a integrar, em 2023, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) no Amazonas.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 7597