Cristiano D’Angelo promove Cessão de Tempo sobre Endometriose

Compartilhe:
O deputado Cristiano D’Angelo promove uma Cessão de Tempo sobre Endometriose. A data é em alusão ao Março Amarelo é o mês de conscientização mundial da endometriose. Na ocasião, a enfermeira e coordenadora do Grupo de Apoio às Portadoras de Endometriose do Amazonas (Gapeam) Juliana Freire e a enfermeira-obstetra gerente da Maternidade Cecília Cabral em Manacapuru, Keila Barbosa citou os principais desafios da mulher com endometriose no Amazonas.

D’Angelo é autor do projeto de lei Nº 190/2023 que institui no Amazonas o Programa Endometriose sem Trauma. A propositura tem como objetivo incentivar a pessoa jurídica a oferecer, voluntariamente, até três dias, a Licença-Endometriose, a todas as funcionárias que apresentarem quadro de endometriose profunda.

“Vamos finalizar o mês das mulheres falando sobre a saúde delas e a importância de assegurar os direitos já conquistados. Hoje convidamos duas enfermeiras para abordar sobre endometriose, mas futuramente também vamos trazer especialistas para explicar outras referências sobre o assunto”, acrescentou o parlamentar.

Durante o pronunciamento, a enfermeira Juliana Girão citou o exemplo de mulheres adultas e adolescentes que sofrem diariamente com a doença e procuram o Gapeam para obterem maior suporte no tratamento. “É muito doloroso ver uma criança com dor e não poder fazer nada. Essa não é uma doença só do sistema reprodutor, ela acomete vários órgãos, por isso a importância de cada uma receber o acompanhamento desde o início e conseguir executar suas atividades de forma mais confortável”, defendeu.

A enfermeira-obstetra Keila Barbosa é gerente da Maternidade de Manacapuru, ela detalhou sobre sintomas e esclareceu mitos que ainda são reproduzidos. “A falta de conhecimento ainda é muito grande, endometriose não pode ser confundida com uma cólica menstrual comum e uma vez que temos o diagnóstico precoce a mulher pode ter um tratamento específico para amenizar os sintomas”, explicou.

A solenidade aconteceu durante o grande expediente no dia 28 de Março às 11h no Plenário Ruy Araújo ,da Assembleia Legislativa do Amazonas. Na galeria, cerca de 40 mulheres de Manacapuru, convidadas pelo deputado para conhecerem a casa legislativa e prestigiarem a Cessão de Tempo. Entre as convidadas, a senhora Fátima Gomes, 65, aproveitou para se informar mais sobre o tema. “É muito importante conhecer mais sobre esse assunto, é sofrido demais. Tenho uma irmã que teve endometriose, sofreu aborto espontâneo e nunca conseguiu ter filhos por conta dessa doença”, lembrou.

A endometriose é uma condição médica na qual o tecido que normalmente cresce dentro do útero começa a crescer fora dele, em outras partes do corpo. Esse tecido, chamado endométrio, pode crescer em áreas como os ovários, as trompas de Falópio, os intestinos e a bexiga. O tecido endometrial que cresce fora do útero pode causar inflamação, dor e, em casos graves, pode levar à infertilidade. Os sintomas da endometriose incluem dor abdominal intensa durante o período menstrual, dor durante a relação sexual, dor ao urinar ou defecar e sangramento menstrual intenso.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6221