Covid-19: Giac mantém diálogo com governadores do Pará e do Amazonas para evitar agravamento de crise

Compartilhe:

Notice: Undefined index: path in /home/u994733324/domains/oamazonense.com/public_html/wp-content/themes/blocksy/inc/helpers/html.php on line 6

Governo paraense informa que enviará oxigênio para Santarém. MPF recomenda ao Amazonas ampliar restrições sanitárias.

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, coordenadora interina do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac), conversou nesta sexta-feira (22) com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), sobre a situação dos estoques de oxigênio medicinal nos hospitais da região de Santarém, próximo à divisa com o Amazonas.

O governador informou ao Giac que adquiriu 500 cilindros de oxigênio para distribuir aos municípios da região a partir de terça-feira (26) a fim de evitar desabastecimento. O estado também instalou uma usina de oxigênio em Oriximiná e disponibilizou quatro helicópteros e dois aviões para realizar o serviço de transferência de pacientes que necessitem.

A coordenadora interina do Giac também conversou nesta sexta-feira com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), sobre recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que o estado amplie as restrições sanitárias que estão em vigor, com o objetivo de conter a disseminação da doença. Na semana passada, Manaus registrou falta de oxigênio em hospitais. O documento foi enviado nesta sexta-feira (22).

A partir de diálogo entre o Giac, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde, as Forças Armadas, a empresa White Martins, fornecedora de oxigênio, e outros órgãos, foi possível chegar a soluções emergenciais, com a chegada do produto à capital amazonense na última sexta-feira (15).

O Giac foi criado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, em março de 2020, no início da pandemia, com o objetivo de integrar todo o Ministério Público brasileiro, em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com autoridades responsáveis pelo enfrentamento da covid-19 em todos os níveis de governo. Desde então, o trabalho possibilitou ações e respostas rápidas em questões como distribuição de respiradores, falta de remédios do kit intubação, orientação para fiscalização do uso de recursos públicos, entre outros pontos.

íntegra da recomendação

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República

Fonte: https://bit.ly/39QP4yI

Compartilhe:

Notice: Undefined index: path in /home/u994733324/domains/oamazonense.com/public_html/wp-content/themes/blocksy/inc/helpers/html.php on line 6
Redação
Redação
Artigos: 7591