Congresso Nacional recebe nesta terça projeção pela prevenção de doenças cardiovasculares

Compartilhe:

O Congresso Nacional receberá projeção, nesta terça-feira (10), das 19 às 21h, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol (08/08), um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, principalmente infarto, AVC e tromboses arteriais. A ação busca conscientizar a população sobre a alta taxa de mortalidade dessas doenças, sensibilizar médicos e aprimorar políticas públicas para o atendimento e controle de doenças cardiovasculares e de fatores de risco que podem levar a problemas cardíacos.

Após a projeção, o Palácio do Congresso ficará iluminado na cor rosa como parte da iniciativa.

Fatores de risco

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. Seu desenvolvimento está associado a diversos fatores de risco, como aumento do colesterol, hereditariedade, obesidade, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável, prática de atividades físicas e verificação regular de taxas de gordura no sangue.

O número de óbitos por hipertensão arterial, por exemplo, vem crescendo a cada ano no Brasil. Em 2015, foram registradas 47.288 mortes. Em 2019, 53.022. A doença é mais prevalente em mulheres (27,3%) do que em homens (21,2%). O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2019 mostrou que 24% dos indivíduos alegaram diagnóstico de hipertensão naquele ano, sendo essa a mais frequente entre as doenças crônicas.

_____________________
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais

https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa​
e-mail: imprensa@camara.gov.br
Telefone: (61) 3216-1507 / 1807 /1506

Compartilhe: