Coletiva de imprensa – Entidades apresentarão apoio à Greve da Educação no Amazonas

Compartilhe:

Com objetivo de prestar apoio à luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da Educação do Estado do Amazonas que estão em greve desde o dia 17 de maio, entidades sindicais e estudantis realizarão uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (1 de junho), às 10h, no auditório Osvaldo Coelho, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA).

A atividade está sendo convocada por ADUA, Assua, Sintesam, Sinteam, SitraAM/RR, Sintect/AM, Sinasefe, Fonasefe, CSP-Conlutas, CTB, APG/Ufam e Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O movimento grevista dos(as) profissionais da Educação no Amazonas é formado por merendeiros(as), servidores(as) do setor administrativo, vigias, profissionais de serviços gerais, professores(as) e pedagogos(as) que reivindicam 25% de reajuste salarial.

Também estão na pauta de luta os reajustes do vale-alimentação e do auxílio-localidade, revisão do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), manutenção do plano de saúde e extensão para os(as) aposentados(as).

Intimidação

A categoria vem sofrendo com intransigência e autoritarismo do governador Wilson Lima (União Brasil). Logo no início da greve, por meio do Judiciário, o governo estadual tentou intimidar e criminalizar o movimento com uma multa de R$ 30 mil por dia, congelando as finanças da entidade representativa dos trabalhadores e das trabalhadoras. Também foram feitos descontos ilegais na folha de pagamento referente ao mês de abril, período em que a paralisação ainda não havia sido iniciada.

As entidades sindicais defendem a importância da solidariedade de classe e o fortalecimento da luta diante das arbitrariedades que o movimento grevista vem enfrentando na defesa dos seus direitos. Neste sentido, outras entidades e movimentos sociais, populares, sindicais e estudantis são convocados(as) a somarem forças na luta e se fazerem presentes na coletiva de imprensa.

Entidades participantes:

ADUA – Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas
Assua – Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas
Sinteam – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas
Sintesam – Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas
SitraAM/RR –Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª Região
Sintect/AM – Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Amazonas
Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica
Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais dos servidores Públicos Federais
CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular Conlutas
CTB – Central dos Trabalhadores e da Trabalhadoras do Brasil
APG/Ufam – Associação de Pós-graduandos da Ufam
DCE/Ufam e DCE/UEA – Diretório Central de Estudantes da Ufam e da UEA

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6406