“Caos na Manaus Moderna tem dia e hora marcados para o fim”

Compartilhe:
Quem chega a maior cidade da Floresta Amazônica por via fluvial ou quem sai para ver um dos seus principais cartões postais, o Encontro das Águas, se depara com o abandono e o caos urbano às margens do Rio Negro. Esquecida pela maioria dos gestores municipais, a região da Manaus Moderna está no CTI da administração pública, de acordo com o candidato Marcelo Amil (PCdob) em visita ao local na manhã desta terça-feira (10).
A revitalização do complexo (porto e feira) está entre as principais propostas do candidato. “A área da Manaus Moderna deveria ser atrativa e segura para os turistas e trabalhadores. A precariedade salta aos olhos de quem passa aqui. A vista do porto é linda, mas não tem segurança para quem vai pegar as balsas. O engarrafamento e a quantidade de lixo nessa região são outros problemas enfrentados diariamente por quem sobrevive da movimentação comercial e de passageiros”, falou Amil.
O advogado aproveitou a ida até o Centro para conversar com os feirantes, vendedores ambulantes, carregadores, viajantes e turistas. Todos foram unanimes em reclamar da falta de estrutura do local. José Afonso de Oliveira, de 40 anos, trabalha há 20 anos na Manaus Moderna como vendedor ambulante e disse que, durante esse período, já ouviu muitas promessas.
“A gente ouve muita coisa, já chegaram até a lançar um projeto que ia mudar tudo isso aqui. Só que esqueceram de avisar que era só promessa. A gente bem que acredito, mas a ilusão demorou pouco. Nós precisamos de alguém como o senhor, que é jovem, inteligente e tem vontade de fazer”, ressaltou o trabalhador que conversou sobre o projeto que está sendo construído por Marcelo Amil para a revitalização do lugar.
Durante a visita, Amil aproveitou para alfinetar a atual gestão municipal. “Cadê o projeto milionário que iria revitalizar toda essa orla? Desde 2015 que o povo daqui vive de promessas vazias, mas nada foi entregue. O cenário hoje, cinco anos depois, não se parece em nada do que foi desenhado pelo prefeito Arthur Neto. O projeto nunca saiu do papel e o senhor prefeito teve vários anos de mandato para agora botar a cara no sol e fingir esquecimento”.
O projeto, segundo Amil, está sendo feito inspirado nas sugestões que o  Instituto de Arquitetos do Brasil deu para o plano de governo “A Esperança ainda mais Viva”.
 “Nosso projeto visa trazer mais vida para esse espaço. Vamos fazer um píer que vai contar com uma grande praça de alimentação e quiosques com a disponibilização de serviços, devidamente protegidos pela Guarda Municipal. Vamos ainda oferecer espaços para exibições artísticas, levando a Cultura aos manauaras e dando oportunidade de renda para os nossos artísticas em todas as vertentes. O caos na Manaus Moderna tem dia e hora marcados para o fim”, enfatizou Marcelo Amil – que pretende buscar recursos e iniciar o projeto da revitalização ainda no primeiro ano de mandato.
O projeto de revitalização da Manaus Moderna conta ainda com estruturação da iluminação, asfalto, sinalização, remodelação da feira e estacionamentos para organizar o tráfego de veículos na região.
“Nós vamos indicar locais específicos, assim como horários pré-definidos, para a paradas de veículos para abastecimento da Feira da Manaus Moderna e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. “Manaus tem que ser vivida pelos seus moradores, tem que ser aproveitada e essa área tem tudo para voltar a ser um cartão postal visitado e elogiado por quem passa por aqui”, falou o candidato.
Segundo os dados da Prefeitura, a Manaus Moderna recebe aproximadamente 5 mil pessoas por semana, entre embarque e desembarque de passageiros, turistas e os fregueses da feira mais tradicional da capital.
“A construção de um novo píer é fundamental para o embarque e desembarque com segurança das pessoas e mercadorias. Essa área é produtora de renda e a proteção dos feirantes que chegam para trabalhar às 2h da madrugada também é minha prioridade”, disse Amil.
Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6196