Câmara entrega na quarta (17) Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação

Compartilhe:

A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Desenvolvimento Urbano, realiza na quarta-feira (17), às 11h, a cerimônia de entrega do 6º Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, concedido anualmente pela Casa a três entidades e a três personalidades que desenvolvem trabalhos voltados para a melhoria de vida nas metrópoles brasileiras. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e pela página da comissão no portal da Casa.

Agraciados

I – Categoria Personalidades

Saneamento – Edson Aparecido da Silva: especialista no setor, com histórico de mais de 30 anos em defesa do saneamento público, universal e de qualidade para todos os brasileiros; mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC; assessor de saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU); e secretário-executivo do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas).

Mobilidade – Mirella Prosdócimo: engajada na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, tira proveito das experiências de cadeirante em benefício da coletividade. Em 2013, assumiu a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência de Curitiba (SEPcD), onde propôs e coordenou a elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade e de inclusão para a Pessoa com Deficiência.

Habitação – Jorge Fontes Hereda (in memoriam): arquiteto graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou na urbanização da Favela de Alagados, foi presidente da Cohab e secretário de Serviços e Obras do estado de São Paulo. Ocupou o cargo de secretário nacional de Habitação no Ministério das Cidades, presidiu a Caixa Econômica Federal nos governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff, e reestruturou programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família.

II – Categoria Entidades ou Pessoas Jurídicas

Saneamento – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Rio Grande do Sul (Sindagua-RS): destaca-se nos direitos da população à água e ao saneamento de qualidade.

Mobilidade – Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos: organização não-governamental que promove cursos de capacitação desde 2009, abordando temas como a mobilidade urbana sustentável, com foco na promoção do transporte público de qualidade.

Habitação – Movimento de Mulheres por Moradia Orquídea: organização sem fins lucrativos de Manaus (AM), que encampou a luta pelo direito à moradia digna e pela igualdade nas relações de gênero.​

_______________________________________
Assessoria de Imprensa

Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx)

https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa​

e-mail: imprensa@camara.gov.br

Telefone: (61) 3216-1507 / 1807 /1506

Compartilhe:
Imagem padrão
redacao
Artigos: 254