“Café com Elas” mobiliza 500 mulheres em ação conjunta de Alessandra Campelo e Roberto Cidade

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) reuniu mais de 500 mulheres no Auditório Belarmino Lins, nesta terça-feira (25/11), durante o evento “Café com Elas”, uma das principais ações da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A atividade foi organizada pela Procuradoria Especial da Mulher, sob coordenação da deputada Alessandra Campelo, em parceria com a presidência da Casa.

A programação contou com a palestra “De Mulher pra Mulher: Entendendo Nosso Corpo e Enfrentando Violências”, ministrada pela cientista social e mestra em antropologia Samya Fraxe, que abordou temas como ciclo menstrual, menopausa, consciência corporal, saúde emocional e autodefesa simbólica — traduzindo o corpo feminino como instrumento de potência e prevenção de violências. O encontro também contou com apoio do Governo do Amazonas, que levou uma ação do Programa Dignidade Menstrual, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), ao Legislativo.

 

Protagonismo feminino e fortalecimento da rede de proteção

Procuradora Especial da Mulher da ALEAM, a deputada Alessandra Campelo destacou o avanço das políticas públicas para mulheres e ressaltou o apoio institucional recebido da presidência da Casa.

“É importante ressaltar que, embora nós sejamos, como mulheres, minoria aqui no plenário, a gente tem o apoio maciço do presidente Roberto e dos deputados para a realização do trabalho da Procuradoria. A ALEAM, entre todas as procuradorias da mulher do Brasil, é a que mais faz atendimentos diretos e a que tem participação mais ativa junto à rede de proteção. Agradeço aos meus colegas parlamentares por isso e reafirmo nosso compromisso em fortalecer cada vez mais as iniciativas de proteção às mulheres”, afirmou a parlamentar.

Alessandra coordena todas as ações da campanha dentro da ALEAM e enfatizou que iniciativas educativas são fundamentais para alcançar mulheres que muitas vezes não têm acesso a orientação especializada.

 

Presidente da ALEAM destaca consolidação da Procuradoria da Mulher

Autor de leis de proteção à mulher e responsável por colocar em funcionamento a Procuradoria Especial da Mulher, o presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade, abriu o evento reforçando o compromisso do Parlamento com a causa.

“Quando criamos a Procuradoria, começamos a ter atendimento diário a mulheres que precisam de apoio, e a Assembleia tem cumprido esse papel. A Procuradoria foi um sonho da deputada Alessandra que, na nossa presidência, saiu do papel. Hoje é um espaço de orientação e acolhimento digno às mulheres em momentos difíceis. Fico honrado em fazer parte disso. Que possamos ter, cada vez mais, mulheres empoderadas e conscientes dos seus direitos”, declarou.

 

Autonomia, conhecimento e acolhimento

O evento também foi um momento de troca e conscientização entre mulheres de todas as zonas de Manaus, incluindo lideranças comunitárias formadas pelo projeto Procuradoras Legais. A atividade integra o conjunto de ações da ALEAM no âmbito dos 21 Dias de Ativismo, campanha internacional que no Brasil se inicia em 20 de novembro para destacar o recorte racial da violência, que atinge especialmente mulheres negras.

A programação reforça o papel da Assembleia Legislativa como instituição atuante na defesa da mulher, ampliando informação, serviços e espaços de fortalecimento feminino.

Conteúdo: Assessoria Dep. Alessandra Campelo

Fotos: Miguel Almeida

Compartilhe:
Avatar photo
Redação
Artigos: 8417