Projeto chega à cidade para quatro dias de programações gratuitas.
Iranduba é a terceira cidade do Amazonas a receber a visita do barco-obra de arte da Bienal das Amazônias Sobre as Águas. O projeto completou dois meses de viagem pelos rios da Amazônia e em cada parada a equipe de arte educação recebe o público para momentos de troca e lazer com uma programação pedagógica gratuita. Em Iranduba, a visitação começou no último domingo (6), no Porto da cidade, localizado na Estrada da Várzea, a partir das 10h.
Com curadoria de Keyna Eleison, diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, o ferryboat, projetado pelo artista boliviano Freddy Mamani, tem a missão de promover encontros e espalhar arte, cultura e educação pelos rios da Amazônia.
Após visitar as cidades de Parintins e Itacoatiara, a obra de arte flutuante atraca em Iranduba para quatro dias de atividades. Além da visitação guiada, o público poderá participar das oficinas no Ateliê Sobre as Águas. O projeto tem patrocínio master do Nubank e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Para incentivar a expressão artística e o protagonismo juvenil, aliando teoria e prática, a primeira oficina será “Slam: Poesia em fluxo”. A atividade será realizada na segunda-feira (7), às 16h, para estimular o público ao desenvolvimento da oralidade, da escrita criativa e da consciência crítica sobre questões sociais e culturais.
A relação com os rios também terá protagonismo no Ateliê Sobre as Águas. Na terça-feira (8), os arte educadores recebem o público para a oficina “Cartografia afetiva nas águas”, onde os visitantes aprendem a mapearem memórias, sensações e histórias a partir do encontro com o barco e os rios amazônicos. Para participar das atividades, basta chegar com antecedência, pois as vagas são limitadas, e as crianças devem estar acompanhadas de um responsável.
Dentro do barco também ocorrem ações pedagógicas de visita mediada. Onde os grupos de estudantes de escolas, universidades e de ONG são guiados pela equipe de arte educação. Para participar, a pessoa responsável pelo grupo deve pré-agendar no link a solicitação de visita e a equipe responsável irá retornar com a data e horário da visita. O prazo para retorno do pré-agendamento é de 48h, portanto, é importante solicitar com antecedência.
Link para a pessoa responsável pré-agendar a visita do seu grupo. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvK2GA90oqgJxT945CYtQDYo70SdRYnV2Gda891a6SYK88Sg/viewform
Link para o(a) professor(a) pré-agendar a sua turma de alunos. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfO6Amyg0_G3EACOBIAcjhH5GTAnNa0rAg2x7PEduqgeCRRiQ/viewform
O barco da Bienal das Amazônias Sobre as Águas está atracado Porto de Iranduba, localizado na Estrada da Várzea s/n, Zona Rural, e as visitas podem ser feitas gratuitamente de domingo (6) a quarta-feira (9), das 10h às 12h (última entrada às 11h30) e das 14h às 19h (última entrada às 18h30), horário local. Acompanhe a programação completa no site: www.bienalamazonias.org.br ou no Instagram: @bienalsobreasaguas.