As dirigentes nacionais do PT participaram de encontro feminino em Manaus e declararam apoio à campanha de Anne rumo à Câmara Municipal
A luta por mais mulheres na política em Manaus ganhou a força poderosa de duas dirigentes nacionais do Partido dos Trabalhadores: a deputada federal Benedita da Silva e a ministra das Mulheres Cida Gonçalves declararam apoio à candidatura de Anne Moura para vereadora em Manaus. O encontro feminino reuniu também o candidato a prefeito do PT, Marcelo Ramos e lideranças femininas de diversas frentes – educação, saúde, indígenas, artistas, mulheres de terreiro e da periferia.
“A Anne é como se fosse uma filha. É uma companheirona, uma pessoa de fidelidade, de uma garra invejável. Eu tenho muito orgulho do que ela faz na vida. É essa mulher desprendida, articulada, competente e qualificada para ser o que ela quiser ser. Eu não voto aqui (em Manaus), mas eu vim pedir voto para Anne”, disse Benedita da Silva.
Primeira vereadora negra do Rio de Janeiro e única deputada federal afro-brasileira na Assembleia Nacional Constituinte, “Bené” destacou a atuação de Anne Moura como secretária nacional do PT Mulheres e coordenadora do Fórum de Mulheres de Partido, percorrendo o Brasil para ampliar a representação feminina nas esferas de poder
“A Anne não é só de Manaus, ela é do mundo. Ela tem nos organizado Brasil afora e dado condição de sermos candidatas, tem ajudado a mais mulheres botarem a campanha na rua”, disse Benedita.
Já a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que é ativista social pelos direitos femininos e articuladora no combate à violência contra mulheres, falou da forte relação dela na trajetória de Anne como dirigente nacional do PT em Brasília.
“Nós precisamos no Brasil de vereadoras como a Anne, que dão conta de fazer um debate político sério para as mulheres do país, que pensa como vamos empoderar as mulheres e como vamos negociar as condições para que as mulheres estejam nos lugares que elas quiserem. Com a coragem dessa mulher, que não teve medo de enfrentar nada, dentro e fora do partido, como secretaria nacional de Mulher do PT. Ela vai fazer um grande mandato para Manaus”, disse Cida Gonçalves.
Agora é 13.123!
O candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos, à frente da coligação “Manaus mais forte” (PT, PCdoB, PV, PDT, Solidariedade, Rede e PSOL), reforçou a importância de Anne ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. “As falas que passaram, aqui, traduzem de forma clara e objetiva que a Anne consegue preencher várias lacunas que existem hoje na Câmara Municipal de Manaus e, por isso, é tão relevante eleger Anne vereadora”, disse.
A realização do encontro com Benedita da Silva e Cida Gonçalves é uma realização para Anne Moura. A candidata a vereadora agradeceu às dirigentes nacionais do PT pelo apoio e lembrou com carinho das trajetórias das três em prol dos direitos sociais e das mulheres.
“Vocês duas são as lideranças que nos últimos anos eu mais convivi, seja construindo a transição do governo, seja no processo de construção interna do PT. Cida é uma liderança feminista histórica do nosso partido e do movimento social, uma oportunidade tê-la como ministra que vem de fato dos movimentos sociais. A Bené, Benedita da Silva que vocês conhecem. Imagina só você ter o apoio dessa mulher que está marcada na história do nosso país. Benedita foi uma das pessoas que mais acreditou em mim quando ninguém acreditava. Muita gratidão a vocês duas”, disse Anne.
A candidata a vereadora também reforçou o apoio à campanha de Marcelo Ramos para prefeito. “Marcelo, estou ao seu lado e acredito nesse projeto porque é o melhor para a cidade de Manaus. Nós somos e representamos de fato o time do presidente Lula em Manaus”.
Mulheres com Anne Moura
Além da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), que fez uma apresentação artística na abertura do encontro, também declaram apoio à Anne Moura lideranças políticas do PT e PCdoB, professoras, trabalhadoras da saúde, representantes de movimentos femininos como a União Brasileira de Mulheres (UBM) e o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM), e movimento de mulheres de terreiro, como Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), Grupo Mulheres do Axé do Brasil e a Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana (Aratrama).
A dirigente do PCdoB e membro da UBM e do CNDM, professora e militante de direitos das mulheres Vanja Santos, reforçou a importância de Anne como vereadora. “A forma como a Anne conduz a relação e a política fora de Manaus é construtiva. Para Manaus vai ser muito importante ter Anne Moura como vereadora”.
Maria das Neves, também do PCdoB e UBM, relembrou a trajetória em comum dela, com a de Anne Moura e Marcelo Ramos. “Nós temos trajetória comum, viemos do movimento estudantil. Somos da geração que conquistou a meia passagem em Manaus, lá atrás defendíamos o passe livre. Eu e Anne fomos as primeiras lideranças mulheres do movimento estudantil depois de Vanessa Grazziotin, fomos nós as primeiras mulheres a presidir a União Estadual dos Estudantes (UEE). Por isso, dizemos que lugar da mulher é na política, é onde ela quiser e será na Câmara Municipal de Manaus com Anne Moura, e também na prefeitura com Marcelo”, disse.
A líder religiosa Mãe Flor de Navê, presidente da Balaio de Oxum, membro do Grupo Mulheres do Axé do Brasil e coordenadora nacional Renafro, também enfatizou a importância de Anne Moura para lutar pelos direitos das mulheres de terreiro. “É importante falar de políticas públicas para mulheres de terreiro e de luta. Anne vai fazer isso quando estiver na Câmara Municipal”, disse.
Quem é Anne Moura
Mãe, casada, descendente do povo Mura e crescida no bairro Coroado, na periferia de Manaus, Anne Moura é secretária Nacional de Mulheres do PT e coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos.
Aos 16 anos, iniciou no movimento estudantil e filiou-se ao PT. Tem duas décadas de atuação na política e aos 26 foi a mais jovem secretária nacional de Desenvolvimento Econômico do PT. Foi co-criadora do projeto “Elas por Elas”, participou da construção do plano de governo Lula 2022 e, no mesmo ano, foi candidata à vice-governadora do Amazonas, junto do candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB).