Após mais de 10 anos, Atalaia do Norte volta a fazer cirurgias eletivas no hospital São Sebastião

Compartilhe:

Em meio às comemorações aos 69 anos de Atalaia do Norte (distante 1.136 km de Manaus), um marco na saúde foi alcançado na última semana com a reinauguração do centro cirúrgico do hospital São Sebastião de Atalaia do Norte, que estava há mais de 10 anos desativado. Uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Atalaia do Norte possibilita que, agora, o hospital local disponha de equipe de cirurgia fixa que deve atender quinzenalmente os pacientes do município.

A reinauguração do centro cirúrgico de Atalaia do Norte, que ocorreu na última sexta-feira (23/02), contou com a presença dos deputados Dr. George Lins e Átila Lins, do ex-deputado Belarmino Lins, do prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, da primeira-dama Cleide Ana Brotas Paiva, e do secretário de Saúde, James Guedes. No momento da inauguração, os primeiros procedimentos cirúrgicos já eram realizados no recém-reformado complexo que ganhou novos equipamentos e insumos adquiridos pela atual gestão.

Desde então, cerca de 25 cirurgias já foram realizadas no local diariamente, dentre elas de vasectomia, laqueadura, retirada de hérnias, histerectomia e lipomas. O centro cirúrgico dispõe de duas salas para pequenas e médias intervenções, além de sala de espera e repouso, área de esterilização e sala de parto. Toda estrutura foi repensada e adaptada para atender os atalaienses que precisam dos serviços.

A equipe de cirurgia é composta por um médico cirurgião, duas enfermeiras e quatro técnicos de enfermagem. As cirurgias vão ser sempre realizadas na última quinzena de cada mês. Já os primeiros 15 dias ficam para organização da fila e demandas de insumos, também como planejamento para que todas as pessoas que aguardam pelos procedimentos tenham a oportunidade de ser encaixadas, respeitando sempre as prioridades e necessidades de cada uma delas.

A medida vai gerar economia aos cofres públicos e mais conforto aos pacientes que não vão mais precisar se deslocar de Atalaia do Norte até outras cidades para realizar procedimentos cirúrgicos, foi o que destacou o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva. “Imagina você poder receber a intervenção que precisa perto de casa, perto da família, pegar alta e no mesmo dia estar em casa, sem pegar barco, estrada ou qualquer outro transporte que desgaste ainda mais o paciente. É um sonho realizado”, comemorou o gestor.

Ainda no cronograma, está em planejamento um mutirão de cirurgias oftalmológicas, em parceria com o deputado estadual Dr. George Lins. A medida visa diminuir a fila de atendimentos e atender pessoas que têm dificuldade de locomoção. As datas dos procedimentos serão divulgadas em breve.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atalaia do Norte

Matheus Ravel Tenazor – Jornalista responsável

(92) 98256-5511

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6524