Anne Moura encabeça encontro de formação política com parlamentares petistas em Brasília

Compartilhe:

Anne Moura, através da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, realizou nesta terça-feira (28) o “Encontro das Parlamentares Petistas”, com o objetivo de reunir senadoras, deputadas federais e estaduais, prefeitas e vice-prefeitas, vereadoras e importantes lideranças do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, para organizar e articular as pautas das mulheres diversas que ocupam o Partido dos Trabalhadores e discutir temas como “Violência Política de Gênero! E a preparação para as eleições de 2024. O evento também foi transmitido online por meio da plataforma Zoom.

O evento contou com a participação da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; das deputadas federais, Erika Kokay (DF) e Maria do Rosário (RS); da senadora Teresa Leitão (PE); da deputada estadual Leninha (MG); da vereadora Bia Caminha (Belém/PA) e demais parlamentares petistas. Para Anne, o encontro é um momento de articulação e troca de experiências, com especial olhar para a violência política de gênero, que atinge cada vez mais as mulheres que ocupam cargos políticos no Brasil.

“Para nós, as mulheres do PT, que temos construído o projeto Elas por Elas, que tem ampliado a presença das mulheres na política, é fundamental que a gente se reúna agora para conectar nossas ideias e também para fortalecer nossas ações. Isso também significa que a gente precisa pensar formas de nos defender por conta da violência política de gênero. Esse encontro é um passo para nosso processo de organização, olhando também para 2024, para que a gente amplie a presença das mulheres na política.”

Lançamento da Campanha de Combate à Violência Política de Gênero

No período da tarde, Anne participou do Lançamento da Campanha de Combate à Violência Política Contra as Mulheres, realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em conjunto com a 2ª Secretaria da Mesa Diretora e apoiado pelo Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos, ao qual é coordenadora.

As ex-candidatas ao Governo do Amazonas, Carol Braz e Cristiane Baliero, também estiveram no evento, e participaram de ação conjunta com a Ministra das Mulheres para falar sobre a Casa da Mulher Brasileira (CMB) no Amazonas.

Na ocasião, foi lançado um livreto sobre a violência política de gênero, intitulado “O que é a Violência Política contra a Mulher?”, um guia importante para o combate às violências que ocorrem dentro dos espaços de poder e instrumento para que as lutas femininas ganhem visibilidade.

Participaram da cerimônia o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira; a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, a deputada Luísa Canziani; procuradora da Mulher, a deputada Maria Rosas; segunda secretária da Mesa Diretora, a deputada Maria do Rosário; a ministra das mulheres, Cida Gonçalves; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a vice-presidenta da temática de gênero da Frente Nacional de Prefeitos, prefeita Moema Gramacho; a coordenadora do grupo de trabalho Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria Geral Eleitoral, Raquel Branquinho; a membra auxiliar da Ouvidoria do Conselho Nacional do Ministério Público, Bianca Stella Azevedo Barroso; a representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya; e a Coordenadora Regional do Fórum de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, Anne Moura.

Enquanto representante do Fórum Nacional de Instância de Mulheres de Partidos Político, Anne Moura destacou que o Fórum reúne mulheres que trabalham na sua representação dentro dos seus partidos políticos e que são partidos de direita e esquerda.

“Por muito tempo ninguém falava sobre a violência política de gênero. Agora está muito bem colocado e esse livro vem em muito boa hora. E somente agora se coloca essa nomenclatura. A violência política de gênero acontece quando a mulher decide se candidatar a alguma coisa. A violência política de gênero acontece quando uma mulher ousa ocupar um lugar de destaque dentro do seu partido político. Nós temos 5% do fundo obrigatório dos partidos e muitas companheiras não acessam esse recurso que dirá entender que está sofrendo uma violência política de gênero, e isso vem de um lugar meio subjetivo com muitas outras violências que as mulheres acabam não percebendo”, disse Anne.

O Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, criado em 2006, reúne dirigentes nacionais das instâncias de mulheres dos partidos políticos brasileiros. São mais de 15 anos de atuação conjunta, pluripartidária e suprapartidária para articular, debater e garantir a maior participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; consolidar os avanços em relação à presença das mulheres na política e combater a violência política de gênero.

Jantar Lilás

No encerramento da programação com as mulheres, aconteceu o Jantar Lilás. Um evento de integração entre as parlamentares do PT e demais lideranças políticas, com intuito de arrecadar financiamento para as mulheres do PT.

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 6135