Alunos e professores da Escola Estadual Dorval Porto participam de palestras sobre Cultura de Paz 

Compartilhe:

Iniciativa integra o plano de ação da Secretaria de Educação de combate e prevenção à violência nas escolas

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar  promoveu, nesta quinta-feira (04/05), um ciclo de palestras sobre a disseminação da Cultura de Paz e fortalecimento da segurança escolar voltadas para professores e alunos da Escola Estadual (EE) Dorval Porto, na zona sul de Manaus. As atividades são baseadas na estratégia “Drops”, que tem o objetivo de, dinamicamente, ouvir professores e alunos sobre questões envolvendo segurança escolar.

Desenvolvida pela Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), da Secretaria de Educação, a estratégia “Drops” tem sido disseminada nas escolas da rede estadual.  A professora de Educação Física e técnica da GPPC, Luciana Macellaro, explicou que a Cultura de Paz precisa ser construída dia após dia.

“Os drops são momentos rápidos nas salas de aula, com duração de 15 a 20 minutos, para não interferir na rotina escolar. Nesse tempo, verificamos como os alunos e professores estão se sentindo, divulgamos materiais relacionados e promovemos esse momento de discussão”, explica a professora.

O planejamento da estratégia “Drops” também prevê a  participação ativa do corpo discente nas atividades. Dessa maneira, ao final de cada bate-papo, os alunos confeccionam cartazes com dizeres de paz e acolhimento, com a participação de todos.  Na EE Dorval Porto, a ação teve como público-alvo mais de 260 estudantes de Ensino Médio. A equipe técnica da GPPC esteve presente em todas as salas de aula da unidade.

Participação estudantil

Para a aluna Júlia Cristina, de 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio, a presença da Secretaria de Educação nas escolas é importante para manter o diálogo.

“Estamos passando por um momento difícil, recentemente vimos muitas   coisas ruins sendo disseminadas na internet. Isso nos preocupou. Aqui na escola, vários colegas faltaram por medo. Por isso, é importante a Secretaria de Educação estar presente”.

Já o aluno Maiko Lucas, também da 2ª série, destacou que propagar a ideia de acolhimento e de paz nas salas de aula faz a diferença para um ambiente escolar mais harmonioso.

“A atividade de hoje foi muito interessante, muitas pessoas precisam desse contato, pois ajuda no acolhimento. No cartaz, escrevi ‘sorria mesmo sem estar sendo filmado’ que, para mim,  é uma frase de inspiração”, comentou o aluno.

Atuação Contínua

As palestras integram um cronograma de atividades da GPPC e a EE Dorval Porto foi a sétima escola a receber a equipe da Gerência. As ações também têm sido realizadas com estudantes do Ensino Fundamental em outras unidades de ensino.

Outras gerências da Secretaria de Educação também têm desenvolvido atividades nas escolas da rede estadual. É o caso da Gerência de Admissão e Atenção ao Servidor (Gaas), que promove atendimentos voltados especificamente para os servidores das escolas; e da Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (CASP), que tem trabalhado com um enfoque na sensibilização de pais e responsáveis sobre a importância da cultura de paz no âmbito familiar.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Compartilhe:
Redação
Redação
Artigos: 5500